Porta-Copos Feitos com Retalhos

Escrito por

Esses porta-copos são feitos com sobras de retalhos harmoniosamente juntados e depois quiltados. Um descanso de tecido ainda apresenta a vantagem de facilitar a retenção do líquido daquele suco geladinho em cima do móvel.

porta-copo retalhosPara a confecção desse descanso de copos, foi utilizada a técnica do patchwork, que é a união, através da costura, de vários tecidos de formas e cores diferentes.

Também foi usada a técnica do quilt livre, que é um tipo de costura que vai almofadar a peça costurada.

Material para o Porta-Copos

  • Sobras de tecido – nesse caso, predominantemente de algodão;
  • Retalho de tecido gorgorão para a confecção do fundo;
  • Manta acrílica;
  • Linha de costura na cor branca e na cor predominante de escolha;
  • Viés ou outro tecido ou renda qualquer escolhidos para fazer o acabamento;
  • Medida de um quadrado em papel de escolha, de 12 cm por 12 cm;
  • Máquina de costura.

Escolha dos Tecidos e a Cor Predominante

porta-copo retalhosPara confeccionar esse porta-copos, primeiramente foi escolhida a cor que deveria ter predominância para facilitar a escolha dentre as sobras de tecidos e retalhos guardados.

O vermelho estava predominando dentre as sobras disponíveis, então para criar uma harmonia no trabalho, foi escolhido tiras de tecido que tivessem essa cor em suas estampas.

As tiras de tecido não precisam conter todas as mesmas larguras nem os mesmos tamanhos, pois o charme da construção das peças consiste na instabilidade da largura do tecido.

Achando um tecido em tamanho grande, este pode ser cortado em tiras de tamanhos diversos também.

Importante ressaltar que é preciso escolher um tecido de fundo, de preferência liso, pois assim agrega certo charme se estiver na mesma cor predominante ou de repente se houver preferência, em uma cor que contrasta com a cor escolhida e para esta peça foi escolhido o tecido gorgorão vermelho, também sobra de uma almofada que foi confeccionada. Foto 5

Costura dos Tecidos

porta-copo retalhosComeça-se então a parte harmoniosa do trabalho, que é juntar os pedacinhos de tecido.

Devem ser costurados um a um, de acordo com a sensibilidade dos olhos e da mente, criando uma tira maior variada em larguras e estampas.

porta-copo retalhosO molde quadrado de 12 cm x 12 cm feito de papel servirá de parâmetro para se desenhar as peças.

Nesse caso foi utilizada a forma diagonal do quadrado no tecido, criando uma estampa diferenciada e interessante de recorte.

Assim, depois de medidos em toda a extensão do tecido costurado, os quadradinhos são recortados, formando estampas diferenciadas com o destaque para a variação de largura das tirinhas selecionadas no início do trabalho.

Este mesmo molde de papel deve ser utilizada para recortar também a manta e o tecido de fundo.

porta-copo retalhos

Depois de selecionadas e recortadas as medidas do quadrado no tecido, sobram as pontas de forma triangular que também podem ser unidas, formando porém outro quadrado bem interessante.

Montagem do Porta-Copos com Manta Acrílica

porta-copo retalhosEssas três partes deverão formar um sanduíche, sendo o tecido gorgorão vermelho liso de fundo como verso.

O recheio é composto pela manta acrílica; o quadradinho feito de retalhos é o anverso (frente) do lindo descanso de copos.

Costura do Porta-Copos

porta-copo retalhosPara costurar o sanduíche elaborado para o descanso, utiliza-se a técnica do quilt livre; então pode-se alinhavar primeiro para que as partes não escorreguem ou pode ser feita a costura diretamente.

(Ressaltando que a costura sem o alinhavo requer muito cuidado e concentração, pois as partes costumam escorregar deixando a peça torta)

Outra opção para evitar que os tecidos saiam do lugar na hora da costura é prender o trabalho com vários alfinetes.

Faça o quilt livre começando pela extremidade, diminuindo a dimensão até chegar ao centro da peça.

porta-copo retalhosDepois de costuradas as três partes que compõem o descanso de copos, obtém-se uma peça delicada como essa, podendo ser verificado como fica adequado o verso liso com uma frente trabalhada em patchwork depois de pronto.

porta-copo retalhosUm trabalho bem feito requer um acabamento. E o descanso de copos não ficaria perfeito sem a finalização adequada.

Nesse passo a passo foi utilizado o acabamento feito com o viés (que neste caso foi escolhido o vermelho, para combinar com a cor tema) ou outro tecido ou ainda uma renda, começando a costura pela parte de cima do descanso.

porta-copo retalhos

 

Retirando-se a sobra, dobra-se o viés para a parte de trás, costurando novamente pela parte de cima, gerando assim um trabalho bonito de se ver.

grafico porta-copos retalhosE assim deve feito dos quatro lados da peça, costurando primeiro os lados diagonais A e B, conforme o gráfico.

Depois termine pelos lados C e D, para que se possa dobrar o tecido nas pontas visando, um acabamento perfeito.

Trabalho pronto:

porta-copos retalhos
Essas são as peças de porta-copos depois de prontas: um requintado trabalho artesanal, feito apenas com retalhos.