Pintura em Guardanapos com Stencil

Escrito por

Guardanapos coloridos pintados à mão dão um chique muito especial a qualquer jantar ou almoço.

Fácil de fazer, temos aqui mais uma boa ideia para você ofertar ou vender.

A técnica de pintura através do stencil – também comumente chamado de molde vazado – é um trabalho gratificante e de fácil execução.

O fato ainda de estar customizando, isto é, criando uma nova peça, passa a lhe dar mais valor.

Nesse passo a passo a pintura foi feita em um tecido utilizando o stencil (molde vazado).

Material

  • guardanapos estêncilTecido, que neste caso foi utilizado o Oxford, recortados no tamanho de um quadrado de 30 x 30 cm, e bainha em toda volta, costurada;
  • Tintas para tecido com a cor desejada para a pintura, porém nesse caso foram utilizadas as cores complementares: para o amarelo foi utilizada a tinta de tecido na cor violeta, para o vermelho foi utilizado o verde bandeira, para o laranja foi utilizada a cor azul cobalto e para o tecido rosa foi utilizada a cor rosa bebe, para alinhar certa delicadeza à cor;
  • Pincéis, chato ou arredondado, porém para um trabalho mais bonito deve ser usado o pincel com forma arredondada, mais recomendado para esse tipo de pintura;
  • Stencil ou molde vazado, sendo que nesse passo a passo foi utilizado o de tamanho 14×14 – denominado ladrilho espada com o nº 1364;
  • Para fixar o stencil no tecido foi usa-se a fita crepe, que adere muito bem e é facilmente retirada também;
  • Um pedaço de papel toalha para que se possa retirar o excesso da tinta;
  • Um tecido ou um papel toalha para enxugar a pincel depois de lavado;
  • Um vasilhame com água para lavar o pincel;
  • Um papelão ou até uma folha de E.V.A. onde será colocado o tecido a ser pintado, este reterá o excesso de tinta que poderá vazar pelo verso do tecido.

Modo de Fazer Guardanapos com Stencil

guardanapos estêncilEscolhido o tecido e o molde é hora da preparação para a pintura e com pedaços pequenos de fita crepe fixa-se o stencil no local escolhido do tecido, evitando-se assim que se movimente no tecido durante a pintura, deixando o desenho com penumbra e borrões.

A escolha do local do tecido que receberá o desenho (pintura) pode ser feita previamente, elaborando-se o desenho que se pretenda fazer ou o desenho pode ser formado conforme se pinta.

guardanapos estêncilNo pincel deve ser colocado um pouquinho de tinta de cada vez e sempre tirando o excesso no guardanapo de papel, pois se trata de uma pintura que calmamente se forma através das pinceladas.

A execução da pintura deve ser feita com batidinhas do pincel chato na parte vazada do molde.

O cuidado para que as pinceladas não extravasem o stencil deve ser redobrado quando se chega nas beiradinhas, a não ser que seja essa a intenção.

guardanapos estêncilNesse caso, foi intencional deixar um pedacinho do desenho fora da pintura, pois faz parte da ideia de composição do desenho que irá se formar.

Terminando a pintura é só retirar as fitas para liberar o stencil.

Nesse tecido foi utilizado o pincel, que deixa um acabamento mais carregado de tinta.

guardanapos estêncil

Nesse caso, foi utilizado este pincel de forma arredondada que facilita muito a pintura com stencil, através de leves batidinhas, sem excesso de tinta, sendo necessário algumas vezes, repassar os mesmos lugares.

guardanapos estêncilDa mesma forma foi feito com os tecidos das outras cores e a técnica de escolha da tinta foi utilizar as cores complementares de cada cor de tecido.

E com o tecido rosa, foi utilizado rosa bebe para chegar a uma nuance carinhosa que combinasse com a cor.

guardanapos estêncilE essa é a obra pronta.

Esse stencil com o desenho de ladrilho espada imita um azulejo antigo que se se encontra em igrejas, em mausoléus e mansões tradicionais.

Com a mesma técnica podem ser utilizadas outras cores e ainda a união de duas para compor o desenho.

guardanapos estêncil
Deve-se deixar florir a criatividade e as composições são infinitas e garantem um desenho com fino acabamento.

A cada trabalho terminado, a empolgação e a beleza, nos leva a querer executar outro e outro…