Técnica de Pintura em Camadas para Jogo Americano

Escrito por

 

Vamos fazer um jogo americano feito com tecido de algodão e técnica que utiliza pintura com pouquíssima tinta.

A tinta é aplicada em camadas – geralmente em cores diferentes até chegar ao visual desejado. A pintura é leve e obtem-se um resultado encantador.

Essa técnica consiste em usar o mínimo de tinta no tecido; as mãos devem estar tão leves como se estivessem segurando uma pena, conseguindo, assim, espalhar a tinta e propiciar a pintura suave, que não vaza no verso do tecido.

A qualidade e beleza são adquiridas através das várias camadas que compõem a pintura.

Material

  • Tecido de pano para prato na cor rosa;
  • Pincel de cerdas chinesas, nº 8;
  • Pincel sintético chanfrado nº 10;
  • Pincel nº 0;
  • Tintas para tecido utilizadas:
    – laço: coral, vermelho vivo e púrpura;
    – sino: amarelo ouro, siena natural, terra queimada, azul celeste e azul cobalto;
    – bolinha verde: verde pistache, verde oliva, vermelho vivo;
    – bolinha vermelha: coral, magenta, verde pistache;
    – bolinha lilás: lilás, violeta cobalto, amarelo limão, amarelo ouro;
    – contorno esfumaçado: cinza lunar;
    – detalhes: preto e branco;

Como Fazer

jogo americano natal

Escolhido ou feito o jogo americano, o primeiro passo para iniciar é passar o desenho escolhido para o tecido, de preferência a lápis, pois dessa forma não fica demarcado após o término.

Começa-se a pintura pelo laço, aplicando levemente como base a tinta de cor coral em toda a extensão.

jogo americano natalEm seguida passa-se à pintura do sino, aplicando também de forma muito leve a tinta amarelo ouro por todo o desenho.

Nos dois detalhes aplica-se a tinta azul celeste.

Na bolinha verde, começa-se a base aplicando a tinta verde pistache e no detalhe aplica-se o vermelho vivo.

A bolinha vermelha é iniciada com a aplicação da tinta na cor coral como base e para o detalhe usa-se a tinta verde pistache.

Para a pintura do desenho da bolinha lilás, começa-se pela base usando a tinta na cor lilás e no detalhe utiliza-se a tinta na cor amarelo limão.

Ao terminar essa primeira fase de aplicação das tintas de forma muito suave, porém bem aplicada, como um dos destaques dessa técnica, verifica-se que o verso ficou intacto, sem manchas de tinta.

A secagem, por se usar pouquíssima tinta, é bastante rápida, o que permite então iniciar a aplicação da segunda camada de tinta.

Esta consiste na iniciação do sombreamento; assim, começa-se pelo laço usando a tinta vermelho vivo para criar o efeito de sombra nas dobras e voltas.

jogo americano natalinoO sino recebe a tinta na cor siena natural para um sombreamento leve, porém marcante, definindo a área iluminada.

No detalhe aplica-se a tinta de cor azul cobalto, marcando a sombra, coincidindo com a mesma iluminação deixada no sino.

A bolinha verde recebe como segunda camada a tinta na cor verde oliva, sombreando a parte menos iluminada.

Para a segunda camada da bolinha de cor vermelha, deve-se aplicar a tinta na cor magenta, buscando o sombreamento.

A tinta de cor violeta cobalto deve ser utilizada para fazer a sombra na bolinha de cor lilás e no detalhe aplica-se a tinta de cor amarelo ouro.

Este será o único detalhe dentre as bolinhas, que recebe uma segunda camada de tinta pelo fato da cor utilizada como base (amarelo limão) precisar de uma cor mais forte para ficar melhor marcado.Foto3 ou 3b

jogo americano natalinoJá fechando o ciclo de camadas, apenas duas figuras recebem a terceira camada de tinta para que se possa ser feita uma sombra mais profunda: o laço e o sino.

O laço deve receber a terceira camada de tinta levemente aplicada através da cor púrpura, definindo ainda mais a sombra.

A terceira camada do sino é feita através da tinta na cor terra queimada, que deve ser utilizada em pouquíssima quantidade para gerar um sombreamento mais profundo.