Pintura de Toalha de Mesa para os Dias de Festa

Escrito por

A ideia deste passo a passo gira em torno de ter uma toalha de mesa especial para os dias de festa. Melhor ainda, se for pintada por você! Vamos elaborar uma toalha grande de mesa utilizando a pintura à mão de maneira simples, mas com um resultado elegante e charmoso.

Materiais

  • Tecido Oxford para a confecção da toalha;
  • Tinta de tecido nas cores: ouro e branco metálico;
  • Lápis de escrever para desenhar as folhinhas;
  • Pincel para tecido (orelha de boi) nº 4;
  • Tinta relevo com bico, nas cores: ouro e ouro velho.

Medidas

A medida do tecido Oxford para a toalha é de 2,80 de comprimento de 1,40 de largura, na cor branca.

Não há uma medida para o desenho, pois será feito o desenho livre. Bastará riscar apenas folhas, que depois de terminadas serão unidas por um galho. Formará um desenho delicado e elegante.

Para a pintura das folhas, utilizaremos o dourado e também o branco metálico.

Desenho à Mão para os Motivos da Toalha de Mesa

pintura toalha de mesaCom um lápis, de preferência bem macio (foi utilizado o 6B), riscar o desenho das folhinhas de forma aleatória. Tenha a preocupação de que elas tenham uma direção pelo qual serão unidas através de um final, no final da pintura.

A ideia, nesse caso, é a confecção de um barrado simples e elegante.

A pintura foi iniciada pela cor de tinta – branco metálico. Pintar algumas folhas, pensando numa intercalação com a outra cor que será utilizada.

Como a toalha é bastante grande, o desenho e a pintura podem ser feitos de uma só vez ou então, podem ser feitos por partes. Entre uma cor e outra é necessário aguardar o tempo de secagem de 2 horas, evitando assim que existam borrões.

Pintura das Folhas

pintura toalha de mesaA pintura de cada folha deve ser feita da forma que a tinta cubra completamente o tecido, assim, a utilização de uma camada generosa de tinta seja o ideal.

pintura toalha de mesaDepois de secar a primeira parte da pintura, utilizar a cor de tinta – ouro, para a pintura das outras folhinhas e o mesmo tempo de secarem deverá ser esperado.

Terminados o desenho e a pintura de todas as folhinhas e devidamente secas, por todo o barrado da toalha, chega o momento de partir para o acabamento com o desenho dos galhos.

pintura toalha de mesaVisando facilitar o acabamento, desenhar primeiro a nervura das folhas e esperar o tempo necessário de secagem, com a tinta relevo na cor ouro, iniciando-se pelas folhas brancas.

O traço deve ser leve e com movimento.

Desenho dos Galhos

pintura toalha de mesaPara o desenho dos galhos de união das folhas, foi utilizada pela praticidade, a tinta relevo, em tubo com bico dosador que facilita muito a aplicação.

Com a finalidade de evitar surpresas, deve-se aguardar o tempo de secagem de duas horas, pelo menos, onde haja vento, pois esta tinta demora um pouco mais para secar.

pintura toalha de mesaConforme demonstrado na foto, o desenho do galho interliga todas as folhinhas neste primeiro momento.

Somente depois de terminada toda essa parte, será possível prosseguir com a finalização.

pintura toalha de mesaA última parte do acabamento consiste na interligação das folhinhas douradas, utilizando a tinta relevo em tubo com o bico dosador.

Desta vez, foram feitos uns galhos a mais, gerando ainda mais charme à pintura.
Sempre considerando o tempo de secagem para que se possa movimentar a toalha.

E aí está ela, a toalha com a pintura em todo o barrado.

pintura toalha de mesa
A toalha fica maravilhosa e o que a deixa ainda mais preciosa é o fato de ser fruto de nossa criatividade e dedicação. Nesta mesma ideia é possível criar vários outros barrados em vários outros temas.