Papel cartão

O papelcartão é um produto resultante da união de várias camadas de papel e sobrepostas, iguais ou distintas, que se adere por compressão.
Nessas camadas pode ser utilizada celulose virgem (recursos renováveis) e materiais celulósicos recicláveis.

Independente do tipo, o papelcartão é fabricado na faixa de gramatura de 200 a 500 g/m2, com ou sem revestimento superficial.

Entre os tipos mais comuns de papelcartão destacam-se:

a) duplex
Possui a superfície branca e apresenta miolo e verso escuros.
É utilizado geralmente em embalagens de sabão em pó, medicamentos, cereais, gelatinas, mistura para bolos, caldos, biscoitos e brinquedos.

b) triplex
A superfície e verso são brancos e miolo escuro.
É normalmente utilizado em embalagens de chocolates, cosméticos, medicamentos, fast food, caixas bombons e bebidas.

c) sólido (folding)
Apresentada todas as suas camadas brancas. Usado em embalagens de cigarros, cosméticos, medicamentos, higiene pessoal, fast food, capas de livros e cartões postais.

Outros

Cartolina
Papeis especiais cartolinaProduzida por massa única (mono camada) com ou sem revestimento superficial, pode apresentar-se em várias cores.

a) para copos
Rigidez controlada, resistente a recravagem, com alta colagem, fabricado com pasta química branqueada, nas gramaturas de 150 a 270 g/m2, para confecção de copos (fundo e corpo)

b) branca e cores para impressos
Cartolina fabricada essencialmente com pasta química branqueada, em uma só massa e uma só camada, com ou sem tratamento superficial, alisado ou super calandrado, com gramaturas de 120 a 290 g/m2, usado para impressos, pastas para arquivos, cartões de visita e comerciais, confecção de fichas e similares.

C) outras branca e cores
Cartolinas fabricadas com pastas químicas, semiquímicas, aparas e/ou pasta mecânica, em uma só massa e em várias camadas, na máquina de papel ou de colar (bristol), alisado ou monolúcido, com gramaturas de 120 a 290 g/m2.
Usado para confecção de pastas para arquivos, calendário, etiquetas, encartes escolares, fichas pautadas, cartões de ponto, capas de livros e cadernos, separadores de matéria, etc.

Papelão
Cartão de elevada gramatura e rigidez. Fabricado essencialmente de pasta mecânica e/ou aparas, geralmente em várias camadas da mesma massa.
Sua cor, em geral, é conseqüência dos materiais empregados na sua fabricação.
Usado na encadernação de livros, suporte para comprovantes contábeis, caixas e cartazes para serem recobertos.
Comercializado em formatos e identificados por números que indicam a espessura das folhas contidas num amarrado de 25 quilos.

a) papelão madeira ou papelão paraná
É o cartão fabricado com fibras geralmente virgens de pasta mecânica ou mecanoquímica.
O papelão pardo obtido de pasta mecânica em toras pré-impregnadas com vapor, deve ser incluído neste item.

b) papelão cinza
É o cartão obtido a partir de aparas recicladas.

c) papelão laminado
Papelão fabricado essencialmente de aparas, obtido por colagem de folhas sobrepostas, não revestidos na superfície, gramaturas de 349 a 1749 g/m2, em folhas.

Polpa moldada
Produto obtido a partir da desagregação ou separação das fibras de aparas de jornal e outras em geral, que misturadas a água e produtos químicos, formam uma massa natural ou em cores, que dará origem a produtos como: bandejas para acondicionamento, transporte e proteção de hortifrutigranjeiros, calços para lâmpadas, celulares, geladeiras e fogões.