Origami – dicas básicas

Escrito por

Se você não tem experiência em origami, não se assuste, pois selecionamos aqui cinco peças em diferentes graus de dificuldade, que vão do básico ao mais complexo. Todas elas também podem servir para decoração.

A técnica do origami é uma ótima modalidade també para entreter as crianças num dia de chuva com brinquedos de papel feitos por você mesmo.

Material

  • Folhas de papel para origami
  • Esquadro (opcional)
  • Lápis
  • Tesoura

Dicas para dobraduras de origami com papel normal

– Usaremos aqui papéis coloridos e lisos para que se destaquem no fundo claro, e também para facilitar a visão das dobras e detalhes.
Mas recomendamos que, antes de usar papéis caros, pratique com revistas velhas, jornal ou papéis usados (daqueles escritos apenas de um lado).

– Muitas vezes, o papel é dobrado apenas para vincar; por isso, sempre marque bem as dobras, usando os dedos (sempre limpos) ou uma espátula.

origami-2

– Quase sempre os pedaços de papel usados no origami são quadrados.

Para tornar uma folha comum quadrada, pegue um dos cantos e leve-o até o lado oposto, de modo que as duas bordas se encostem.

Marque bem a dobra com os dedos.

origami-dicas

 

 

– Corte fora o retângulo que sobrou e abra o papel: você terá uma folha quadrada com uma dobra em diagonal.

– Todas as peças do artigo foram feitas com folhas tamanho A4; mas, se quiser um tamanho menor, trace duas linhas retas – uma horizontal e outra vertical – a partir da dobra em diagonal, marcando o tamanho desejado.

Essas linhas tem que formar ângulos retos (em L) com as bordas do papel; use um esquadro.

origami-dicas2

 

 

Agora é só cortar nas linhas marcadas.

 

 

Com estas dicas básicas, aprenda algumas dobraduras de origami para fazer: um Peixe, uma Xicara, um Sapo que pula Origami, um Porco, um Balão de São João.