Como Fazer Objetos de Concreto para a Decoração

Escrito por

O concreto é um material primário de construção que é percebido como austero e pesado. Mas ele possui um lado criativo, capaz de se transformar em objetos inesquecíveis e muito duráveis para a casa. Saiba mais a seguir como fazer objetos de concreto para a decoração.

Se você deseja compor a sua decoração com um material que deixará o visual mais urbano, o concreto é o que você estava procurando. Moldado em diferentes objetos, ele reforça ambientes contemporâneos, como a decoração industrial.

E equilibra estilos mais clássicos ou românticos.

Objetos de Cimento: Como Fazer

Em termos gerais, você vai precisar de três elementos básicos: 6 partes de cimento, 4 parte de argamassa e 1 parte de cola branca. Adicione água aos poucos até que a massa fique num ponto elástico. Nem seca, nem líquida demais.

Coloque-a na fôrma que dará origem ao objeto desejado, aguarde cerca de 8 horas e pronto! A forma deve ser de um material que possa ser removido, como copos de plástico, papelão, bexigas, sacos plásticos e, é claro, os prontos, vendidos em lojas de artesanato.

Já a receita para objetos mais pesados, como um banquinho ou um tampo de mesa, é misturar 3 partes de concreto a 2 de cimento e 1 de gesso. Adicione água aos poucos até formar uma massa homogênea – em geral, isso dá 350 ml do líquido.

Em ambas as fórmulas, use luva para manusear a massa. O cimento é corrosivo e pode machucar a pele.

Depois de desmoldado o objeto, lixe-o bem. Se preferir, poderá pintar as suas peças da forma que desejar.

Sugestões de Objetos de Cimento para Decorar sua Casa

fôrmas de papelao lettering

Você pode fazer fôrmas de papelão para criar objetos em concreto

Já pensou em entrar na onda do lettering e criar você mesmo suas palavras em concreto? Você pode escolher uma fonte na internet, imprimi-la no tamanho desejado e transferir seu formato para o papelão.

Faça uma fôrma com ele, aplique a massa, espere secar. No final, descasque o papelão e sua letra estará pronta.

castiçais de concretoCom garrafas PET é possível fazer lindos castiçais.

Aqui o concreto é providencial, pois seu peso funciona para estabilizar esse objeto que precisa estar sempre de pé. Assim você elimina o risco de cair e derrubar a vela em chamas.

Lembre-se de que é preciso cortar a garrafa logo abaixo de seu pescoço, pois o concreto não entra direito pela estreita boca. Além disso, é importante usar as mãos para ter certeza de que a massa aderiu bem à toda superfície interna do molde.

vasinhos de concretoVocê pode, ainda, utilizar copinhos de plástico para criar vazinhos para velas. Ou para plantas, para colocar lápis… a sua imaginação é o limite.

O importante é nunca se esquecer de utilizar outro molde para fazer o espaço interno para a colocação das velas ou plantinhas.

Caso contrário tudo o que você terá será um simples bloco de concreto.

ímas de concretoUma sugestão super graciosa e simples de fazer são ímãs de concreto.

Basta colocar a massa numa fôrma de gelo com o formato desejado. Adicione um ímã com a mistura ainda úmida e esperar secar.

O ímã deve ser forte, já que o concreto costuma pesar mais. É importante, também, que a fôrma seja de um material flexível, como é o caso das de silicone. Assim o desmoldamento correrá sem problemas.

Móveis Feitos de Concreto

assentos de concretoCom a ajuda de um balde largo ou mesmo de uma bacia, você consegue produzir assentos de concreto e criar banquinhos com eles.

Aqui o importante é adotar pernas que suportem o peso do assento, além do de quem vai se sentar. Outro detalhe importante é moldar o formato de qualquer reentrância que vá unir o assento às pernas.

Um projeto mais ambicioso é o de uma mesa de centro em concreto maciço. Utilize uma grande caixa de MDF e preencha-a com o concreto. Moldes de papelão não servirão, pois o volume de massa o destruirão.

Muito outros objetos além dos propostos aqui podem ser feitos. Spots de luz, cinzeiros, aparadores de livros, pesos de portas, tábua para servir queijos…

Tudo depende da sua capacidade de criação – e das fôrmas que você pode utilizar ou mesmo inventar.