Faça Colagens de Tecido para Repaginar Móveis

Escrito por

Perfeita para estilos mais criativos, a tendência da volta das cores à decoração conta com uma técnica única. Na hora de repaginar seus móveis com tecido, produza colagens com as estampas e sujeitos contidos neles. É mais do que simplesmente forrá-los. É simples de fazer e você vai transformar aquela peça com o máximo de originalidade. Ensinamos todos os segredos a seguir.

Que tal unir a técnica de forrar móveis com tecido e a arte da colagem? Você vai precisar de uma peça de decoração que está pedindo uma reforminha e de tecidos específicos que combine com o restante do visual do ambiente.

O Móvel a Escolher

Baú

Olhe ao redor. Existe algum móvel precisando de uma repaginada? Ele pode ter um estilo ultrapassado ou mesmo apresentar marcas de desgaste.

Peças de madeira são as melhores. Você também pode cobrir a madeira laqueada, a fórmica e mesmo metais.

O importante é que ele não entre em contato com muita água posteriormente. Para prevenir isso numa superfície plana, como sobre um tampo de mesinha, utilize uma cobertura de vidro.

Você pode cobrir muita coisa com colagem de tecido. Desde peças de grande porte, como camas, mesas de jantar, de centro e armários. Até as menores, como banquinhos, cadeiras, mesinhas de cabeceira, cúpulas de abajur ou prateleiras.

Cortinas, almofadas e colchas podem ser feitas da mesma forma. No entanto, crie o tecido primeiro e corte-o depois.

Como Escolher o Tecido para a Colagem

Em primeiro lugar meça a peça a ser coberta. Isso lhe dará um parâmetro do mínimo de tecido a comprar. Esse mínimo será utilizado para forrar o móvel. Compre mais tecido para realizar recortes à mão livre ou de estampas para aplicar sobre o fundo.

Evite tecido com elastano. Se ele esticar um pouco na hora da colagem poderá deformar a forma que você deseja mostrar. O ideal são tecidos um pouco mais firmes e com acabamento grosso, seja ele natural ou sintético.

Você pode escolher um tecido de fundo e outro pra recortar e colar sobre ele. Ambos podem ser lisos, estampados ou misturados.

Adquira uma boa quantidade de cola para tecidos ou para decoupage, presente em lojas de artesanato.

Como Repaginar seus Móveis com Colagem Feita de Tecido

A colagem sobre tecido é mais do que apenas forrar o móvel. Você não apenas cobrirá a peça como também criará uma cena nela.

Você pode utilizar tecidos lisos para fazer tudo isso. Poderá forrar o tampo de uma mesa com tecido azul, recortar tecido branco para fazer as vezes de nuvens e o formato de flores para enfeitar a barra.

O mesmo pode ser feito com tecidos estampados tipo liberty. Basta que num predomine o azul, em outro o branco e em outro vermelho, para as flores.

Nesses dois casos você poderá usar moldes de papel para riscar as nuvens e as flores. Ou tentar produzi-los à mão de livre.

A maneira mais simples, no entanto, é mesclando um tecido liso como fundo e uma estampa figurativa em outra. Por exemplo, um tecido de uma bela flor num fundo preto. Bastará comprar tecido liso para forrar o móvel e colar o recorte da flor sobre ele.

Se quiser um visual mais moderno e carregado, encontre duas estampas diferentes de uma mesma coleção e cole desordenadamente uma sobre a outra.

Em contrapartida, o jeito mais trabalhoso é formar uma superfície feita de retalhos bem encaixados.

Método da Colagem

biomboEspalhe a cola com um pincel no verso do tecido. Forre a peça, bem limpa, com ele.

Em seguida recorte o elemento que deseja e cole já diretamente no móvel forrado. Brinque com possíveis pernas de cadeira, encostos, tampos de mesa ou espelhos de camas. Utilize essas partes com criatividade.

Depois que todo o trabalhos estiver seco, passe uma camada de spray impermeabilizante. Ele protegerá o tecido contra rasgos, fios soltos e umidade acidental.

Você pode também, é claro, colar apenas o tema recortado sobre o móvel sem forração, como é o caso deste biombo.