Como Fazer um Molde de Silicone

Escrito por

Você terá que ter uma peça que servirá como original.

Esta peça será unifacial, isto é, com uma face inteiramente plana, com poucos ângulos negativos, sem pontos de retenção ou ancoragem (fendas e orifícios que dificultam e extração).

A quantidade de detalhes em baixo ou alto relevo não interfere na qualidade do molde, pois a borracha de silicone tem capacidade de moldar com precisão qualquer pequeno detalhe.

Caso queira copiar uma peça com imperfeições, recupere os defeitos para que não prejudiquem a qualidade e reprodução de seu molde. Isto não significa que você só produzirá peças unifaciais, com moldes de silicone você poderá fazer também peças tridimensionais.

Como Fazer a Caixa

molde silicone

Recorte em papel cartão ou papelão o fundo da caixa com sobra de 1 cm ao redor de toda peça.

Com auxílio de uma régua tire as medidas da altura da peça e das laterais do fundo da caixa.

Corte quatro tiras de papel cartão ou papelão com 3 cm a mais que a medida da altura da peça, e com as medidas de comprimento das laterais.

molde silicone

Com a fita crepe junte as laterais ao fundo, mas mantenha a caixa aberta.

Com a cola branca cole a peça bem no centro do papelão de fundo.

Feche, então, as laterais com fita crepe, tomando o cuidado de vedar bem os cantos para que não ocorra vazamento de material.

molde silicone

Depois de fechar bem a caixa passe vaselina líquida em toda a peça e vaselina sólida em toda a caixa.

Peças de terracota, gesso, cerâmica, madeira ou qualquer outro tipo de material poroso tem que levar um banho de verniz antes de se jogar o silicone e, mesmo assim, é aconselhável que se passe a vaselina sólida em toda a peça. Caso contrário, corre-se o risco de grudar o silicone na peça e perder-se todo o trabalho.

Preparando a Borracha de Silicone

moldes siliconeA borracha de silicone vem em estado líquido.

A quantidade a ser usada deve ser despejada em um recipiente plástico.

Nunca use recipientes de vidro. O silicone adere ao vidro e você perderá a peça.

O catalisador também é líquido. A proporção usada no silicone é de 3% à 5%; ou seja, para cada 100 g usa-se 3 g de catalisador.

Prepare a borracha em quantidade suficiente para o tamanho de sua caixa, faça o cálculo certo do catalisador, misture muito bem tudo, raspando bem as laterais para que se tenha certeza que toda borracha ficou catalisada, tendo aproveitamento total do material.

Despeje o silicone na caixa, deixando 1 cm de altura de borracha em toda a peça. Caso falte silicone, prepare mais um pouco e jogue por cima.

O tempo máximo de cura é 24 horas, mas geralmente em duas horas já é possível desmoldar a peça.