Mármores coloridos devem ser feitos uma cor de cada vez, porém aguardando a tinta anterior secar para não borrar ou misturar.
Caso queira a mistura, acrescentar aguarráz ao pano e “esponjar” ou mover a tinta com o próprio pano.

A pratica da técnica

Em seguida, com a tinta bem fresca, pegue o pano de malha dobrado, conforme especificado em “FERRAMENTA” , umedecido em aguarrás e inicie movimentos circulares.

Molhar sempre o pano em aguarráz para que a tinta fique fresca enquanto se trabalha, com o cuidado de não dissolvê-la por demais, a não ser que o mármore escolhido assim requeira.

Caso a tonalidade da tinta não esteja de acordo, modificá-la como necessário, e reaplicar sobre a superfície ainda molhada.

Tomar cuidado quando usar a marmorização com mais de uma cor.

Deve-se iniciar pela cor principal (a de fundo).
As secundárias, devem ser aplicadas com pincel nas áreas em que se vai passar o pano, retocando-o com “esponjado” ao seu redor, unindo-o aos veios principais, tal qual nas amostras.
Em seguida, faça movimento com a malha, tentando juntar, por um lado e pelo o oposto, a tinta, como se fosse fazer veios, tais como os existentes nos mármores.

Ao mesmo tempo em que se vai “juntando” a tinta fresca em veios, pode-se aproveitar o pano para fazer um esponjado ao redor destes mesmos veios.

Os movimentos poderão ser tais que os veios feitos de tinta tenham direções diferentes, uns cruzando, por vezes os outros, evitando-se repetições de veios paralelos.

Estes, poderão ser feitos se a amostra do mármore assim exigir.


Observar as tonalidades e cores da amostra, e usar sempre o mesmo pano, independente da cor da tinta, uma vez que nas amostras em geral, as cores são praticamente unidas umas ás outras, tendo-se matizes diferentes na mistura das tintas.

Por vezes algumas delas irão necessitar que ao invés de pano, se trabalhe com um cotonene, principalmente se as areas forem muito pequenas tornando impossível trabalhar com o pano em tal desenho.

Pode-se fazer os veios com um pincel fino, nas áreas em que não se consiga com o pano ou cotonete, um resultado satisfatório.
No entanto, devem ser feitos, seguindo-se um esponjado suave ao redor, para não ficar excessivamente marcados e artificiais.

 


Esperar secar bem e passar um verniz em toda a superfície com rolo ou pincel.