Marchetaria, ou marqueteria, (fr.: marqueter, embutir) é a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira.
Por simples definição, a arte da marchetaria consiste em envolver uma determinada área com pequenos pedaços de madeira coloridas de diferentes tipos que após cortadas, são devidamente embutidas ou coladas lado a lado, posteriormente recebendo um acabamento.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Áreas básicas de atuação do artesão da marchetaria (entre outras):[/h2]
- Bijuteria
- Reciclagem de móveis
- Revistimento de Móveis
- Painéis para decoração
- Quadros
- Esculturas
- Restauração
- Bijouterias
- Caixas Porta-Jóias
- Caixas Porta-Charutos
- Caixas .
- Sanefas
- Mesas de Centro e Jantar[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Marchetaria: Como é feita ?[/h2]
Baseados na utilização de fragmentos de madeiras, os objetos de marchetaria são constituídos a partir da montagem e colagem de peças, sem a ajuda de pregos ou encaixes e acabamento feito com o auxílio de uma lixadeira.
Pode-se dar acabamento com verniz ou cera de carnaúba.
A marchetaria consiste enfim, num trabalho artesanal de incrustação sobre uma superfície base, geralmente madeira, de pequenas outras peças de cores diferentes: conchas, pedaços de nácar, de marfim ou de osso, de tal maneira dispostos que o resultado final seja um mosaico de alto valor estético e decorativo.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Ferramentas e utensilios necessarios[/h2]
As técnicas artesanais do trabalho de marchetaria requerem de poucas ferramentas.
O instrumento fundamental é o formão, que deve ser bem manejado para que seus cortes sejam precisos e limpos, além de ser mantido sempre bem afiado.
Outras ferramentas úteis são: o graminho, para cortar tiras de madeira, a régua metálica, para traços, compasso, martelo e serrote.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]A cola[/h2]
Na técnica artesanal da marchetaria, a cola tem uma importância capital: ela deve garantir que a colagem das peças sobre a superfície-base seja firme e as peças fiquem imóveis; além disso, deve ser de secagem rápida.
A cola tradicional de carpinteiro costuma ser empregada com êxito.
Mas é bom lembrar que ela deverá ser utilizada e mantida bem quente durante todo o trabalho e para isso, utiliza-se o banho-maria.
Em sua aplicação, utiliza-se um pincel grosso ou a espátula, conforme convenha.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Laminas de madeira[/h2]
São também indispensáveis na arte da marchetaria e têm por função proporcionar aos objetos o colorido necessário para que o motivo resulte pleno de efeitos e matizes.
Podem ser utilizadas madeiras com sua cor natural ou tingidas, geralmente em forma de pequenas tiras para serem mais facilmente combinadas com as gregas .
As lâminas de madeira são cortadas com o graminho, apoiadas sobre uma peça maior de madeira maciça.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]videos: Trabalhos de Marchetaria[/h2]
[divider]