Costurar, tricotar, tecer, bordar – essas formas de arte são deliciosas, assim como os produtos criados com a ajuda delas. No entanto, no momento em que se preparavam para aparecer na arena das artes mundiais, um tipo conhecido de bordado já existia no mundo. Seu nome é macramê, ou a técnica de tecelagem com nós mais antiga.

O que é macramê

O próprio conceito de macramê vem da palavra árabe macramê, que significa franja ou renda.

Macramê. Fonte: Pinterest

A essência da técnica do macramê é a tecelagem com nós de vários fios. Cordões de algodão ou lã geralmente são usados ​​como base, mas qualquer linha forte e grossa pode ser usada.

Macramê é chamado não apenas de método, mas também de produtos feitos de fios por meio de nós.

Em que estilos é melhor usar macramê no interior

Simplicidade, naturalidade, beleza e até uma certa aspereza do macramê a tornam preferíveis para diversos estilos.

As decorações de interiores e os produtos de macramê não são adequados apenas para os estilos listados. É apropriado usá-los nas áreas do interior onde pelo menos uma pequena quantidade de materiais naturais é usada.

Estilo ecológico de macramê no interior

macramê
Macramê. Fonte: etsy.com

Uma vez que o estilo sustentável envolve o uso abundante de materiais naturais, os artesanatos de macramê feitos de fios naturais se encaixam perfeitamente aqui.

Podem ser envoltórios ou capas para móveis de macramê, painéis, pinturas, abajur, lençóis sobre a cama e etc.

Boho

Eclético e harmonioso ao mesmo tempo, o boho mantém o charme e a naturalidade de objetos de diferentes partes do mundo. Portanto, ele não é alheio às coisas feitas com materiais naturais, por exemplo, cadeiras ou rede de macramê.

Loft

A grosseria e a negligência da decoração do loft no apartamento são amenizadas por produtos macramê como um grande painel contra o fundo de uma parede de gesso ou tijolo, bem como móveis de vime.

É melhor dar preferência a opções práticas. O principal é que o fio para a tecelagem seja rígido, com uma espessura maior que a média.

Estilo escandinavo

A monotonia e severidade do estilo escandinavo podem ser facilmente diluídas com decorações e tecidos macramê. Por exemplo, um painel de macramê na parede adicionará calor e graça a qualquer ambiente, e um cobertor proporcionará conforto.

Quais produtos macramê no interior podem ser usados ​​no design

O design de interiores de um apartamento ou casa é baseado nos objetos e na decoração que o preenche.

Uma vez que o macramé é usado simultaneamente para fazer objetos e joias, quaisquer produtos a partir dele podem ser usados ​​no design.

Quadro de macramê no interior

macramê
Fonte: Pinterest – tinyworkshops.com

Com formas simples, graciosas e geométricas, os painéis de macramê no interior do apartamento não refletem apenas o gosto, a imaginação e as preferências do proprietário, mas também o espírito de um estilo particular.

Essas características podem ser enfatizadas com produtos de cores diferentes.

Hoje, existem centenas de técnicas de tecelagem, incluindo combinações de nós de complexidade variável.

Um painel feito com a técnica de macramé é o resultado criativo de paciência e atenção. Ele se encaixa harmoniosamente em qualquer interior e design. Os padrões enfatizam a singularidade da tapeçaria e preservam um pedaço da alma do autor.

Cortinas e divisórias internas de macramê

As cortinas de macramê tem um detalhe importante: mesmo com nós densos, elas deixam entrar suavemente a luz do sol. E com tempo nublado, elas tornam o ambiente mais claro e confortável.

Além disso, eles podem ser facilmente removidos ou realocadas quando necessário.

Tapetes de macramê

tapete de macramê
Fonte: Pinterest – empreendimentonline.com.br

Como outros tapetes, os tapetes de macramê são redondos ou quadrados. A diferença está nas cores e tons.

Nos tapetes de macramê, eles são mais contidos, embora opções brilhantes apareçam. É tudo sobre o material com o qual os produtos são tecidos.

Guardanapos e toalhas de mesa

Eles diferem dos produtos comuns apenas na aparência e no método de fabricação. Caso contrário, eles desempenham as mesmas funções que todos os guardanapos e toalhas de mesa na sala:

  • Decorar a mesa;
  • Servem como bases para pratos e canecas;
  • Desempenham o papel de decoração festiva, por exemplo, na véspera do Ano Novo.

Colchas e cobertores

Assim como as toalhas de mesa, elas podem ser com franjas ou não. É melhor escolher fronhas de macramê para as almofadas que combinem. Mas o cobertor e o lençol podem ser tecidos ou tricotados.

Qual material é necessário para tecer

macramê
Fonte: Pinterest – traits-dcomagazine.fr

Independentemente do tipo de material, o fio utilizado para o macramê deve ser forte, forte e bem torcido. Isso se deve ao fato de que os nós de amarrar exigem maior confiabilidade dos fios ou do cabo para que não haja quebras durante a operação.

Algodão

Pode ter de um a cinco milímetros de espessura. O cordão de algodão é macio e confortável de trabalhar. Devido a essas propriedades, pode ser usado para criar diversos produtos, e os fios mais grossos são adequados para redes e tapetes.

Sisal

É um fio muito duro. É difícil tecer a partir disso. No entanto, as opções prontas são muito duráveis.

A aspereza do cabo permite que você o use em estilos de interiores como loft ou country: para tecer carpetes e tapetes, capas de móveis, cadeiras.

Fio encerado

Difere em rigidez pelo fato de ser impregnado com cera. A impregnação oferece benefícios adicionais:

  • Mantém sua forma;
  • Confortável para tecer;
  • Pode ser facilmente enfiado em miçangas;
  • A espessura da linha pode ser de até 2 mm. Adequado para fazer uma variedade de produtos.

Noções básicas da técnica de tecelagem para macramê no interior

tecelagem
Fonte: Pinterest – gallerywallrus.com

A tecelagem na técnica moderna do macramê consiste na conexão com nós de fios adjacentes em uma determinada direção. Este último pode ser horizontal, vertical, diagonal ou xadrez (grade).

Antes de tecer, é necessário cortar os fios e preparar uma haste de metal ou madeira ou um círculo onde eles serão colocados.

Deve-se ter em mente que dependendo do tipo e número de nós, o comprimento é diferente.

Convencionalmente, é recomendável levar uma linha ao longo do comprimento de pelo menos 2 vezes mais do que a altura do produto que você planeja receber.

Existem mais de duas dúzias de nós na arte da tecelagem.

Importância do macramê no interior

O artesanato é uma tendência de longa data na decoração de interiores e uma das técnicas mais reconhecidas é o macramê. A tecelagem de nós possui centenas de técnicas de execução e permite decorar qualquer ambiente com beleza.

No design moderno, é comum misturar estilos, por isso a decoração macramê pode ser encontrada em interiores clássicos e minimalistas de loft.