É bem provável que você já tenha visto algum vídeo de alguém escrevendo alguma palavra de forma bem elaborada, esbanjando criatividade. Esse tipo de arte é conhecido como lettering e já está há algum tempo sendo usado para personalizar cadernos, quadros e até mesmo a parede.

Nos tempos onde tudo é digital, o lettering entra como uma nova forma de se expressar usando uma das mais antigas habilidades humanas, a de escrever.

Mas não é só pegar lápis e papel para conseguir a proeza de fazer um belo lettering, já que essa forma de escrever exige muito mais habilidades do que a forma comum.

O que é Lettering?

Fonte: Pinterest – Zamarys Bohorquez

Antes de aprender como fazer uma arte lettering, é importante saber o que é essa arte.

Essa arte pode ser resumida como a habilidade de desenhar palavras. Não é só uma escrita caprichada, mas uma forma de criar usando diferentes elementos.

O lettering não segue um padrão pré-fabricado, o que dá uma liberdade para o artista usar sua criatividade e montar artes únicas.

A palavra escrita como um lettering é mais uma ilustração do que uma escrita, o que faz com que essa arte se popularize como forma de ilustração em diferentes segmentos do design.

Grande parte dos artistas de lettering usam esse método de forma manual feito a mão, mas também é possível criar essa arte no digital.

Diferentes tipos de lettering

Fonte: Pinterest – Sofia Moncada

Mesmo sendo uma forma de escrever mais livre e personalizada, existe 2 tipos de métodos usados na hora de criar um lettering.

Hand lettering

Esse método de lettering usa vários materiais como lápis, pinceis e canetas especiais.

A arte fica por conta da criatividade, podendo usar diferentes estruturas nas letras e acrescentando flores nas palavras.

Nesse método de lettering é usado as letras monolinhas, que são letras com as mesmas espessuras em todas as partes.

Brush lettering

A brush leterring é caracterizada por sua variação de espessura nas letras. Essa forma de fazer o lettering precisa ser executada com pincéis ou com brush pen, um tipo de marcador que a ponta imita a de um pincel.

Esse lettering exige uma maior habilidade e experiencia do artista, por isso é comum que não seja usado por quem está iniciando.

Materiais para fazer lettering

lettering
Fonte: Pinterest – Sofia Moncada

Ao iniciar na prática, duas coisas são as mais importantes, habilidade e os materiais corretos.

Algumas pessoas possuem maior habilidade no lettering, principalmente quem já tem certa experiencia em desenhos, mas isso não impede que pessoas que não são tão artísticas iniciem  o lettering, já que no fim a prática constante resultará em uma evolução na criação dessa arte.

Mas para criar um lettering é necessário alguns materiais específicos, que além de facilitar na produção da arte, ainda interfere no resultado final, dando mais qualidade ao seu trabalho.

Materiais para iniciar no lettering

sketchbook lettering
Fonte: Pinterest -stephsayshello.co.uk
  • Sketchbook: esse será seu principal lugar de trabalho, onde sua arte será feita. O sketchbook é um caderno de rascunho usado para atividades artísticas. O modelo deve ser escolhido de acordo com a preferência do artista, mas uma boa opção é o caderno com capa dura, já que ela serve como uma superfície para auxiliar no trabalho em qualquer lugar.
  • Lapiseira: a lapiseira tem um papel importante nos rascunhos das artes e é um companheiro indispensável para quem está iniciando no lettering. A mais indicada é uma lapiseira com uma ponta do tamanho 0.4.
  • Borracha: outro item necessário é a borracha, procure uma macia e que não solte muitos resíduos.
  • Régua: para auxiliar na construção da arte nada como a boa e prática régua, usada para manter a arte reta e simétrica.
  • Canetas coloridas: são diversos tipos de canetas coloridas disponíveis no mercado, com grande variação de preços. Para quem está iniciando, procure uma caneta mais simples só para usar na prática dessa atividade. Quem tem pretensão de se profissionalizar nessa área a dica é investir em canetas de qualidade, que interferem diretamente no resultado da arte.
  • Brus pen: essa caneta tem na sua ponta uma espécie de pincel, o que traz uma técnica diferente para a arte.

Como fazer lettering: passo a passo

Lettering com marca texto
Lettering com marca texto. Fonte: Pinterest – Maria Eduarda

Para iniciar seu lettering o primeiro passo é saber o que você vai desenhar.

Primeiro, procure inspiração em alguma arte e tente replicar no papel, prefira palavras menores e simples para iniciar.

Lembre-se que nem sempre a primeira vez fazendo um lettering sairá da forma esperada, mas com a prática, logo você verá uma evolução em sua técnica de fazer essa arte.

Passo a passo

Fonte: Pinterest – Study.paper.br
  1. Ao escolher o que será escrito, você terá que delimitar no papel a área em que sua arte será criada. Use a régua para fazer traços que auxiliarão na formação do lettering.
  2. Faça as linhas guias, técnica que ajuda na padronização das letras e ajuda quem está iniciando no lettering. São 4 linhas, onde a 1ª é a ascendente, aonde parte da letra encosta ao sair da linha base e da média. A 2ª linha é a média, onde o topo das letras encosta. A 3ª é a linha base, onde a base das letras se encostam. Já a 4ª linha é a descendente, onde a ponta das letras se encostam ao sair da linha base.
  3. Com as linhas, vá fazendo traços até encontrar a espessura desejada para sua arte. Use a técnica de fazer traços subindo grosso e descendo fino.
  4. Vá repetindo os traços e colocando movimentos até se sentir confiante para produzir a palavra desejada.
  5.  Com o rascunho feito, passe a caneta ou marcador no desenho, aproveite para criar diferentes espessuras ou floreios na palavra.
  6. Com a palavra pronta você pode adicionar outros desenhos e cores na sua arte.

Uma dica é a repetição, procure materiais que servem como uma cola para aprender a desenhar cada letra do alfabeto, o que irá facilitar no momento de criação da arte.

Procure vídeos na internet e tente replicar as técnicas usadas, o grande segredo do lettering é paciência e prática.