Parte Dois: Pontos de Bordado

lata bordada linhasPara bordar os tecidos que cobrirão a lata, usaremos vários pontos simples, cujo modo de fazer mostraremos aqui.

Nó e arremate: em vez de fazer um nó para prender a linha, atravesse o tecido do lado avesso com a agulha, faça uma laçada e passe a agulha por dentro.

Depois puxe a linha: ela ficará presa, e o avesso do bordado ficará mais limpo.

lata bordada linhasPonto atrás (caule das flores e centro da mandala na tampa): faça um ponto largo.

Atravesse o tecido com a agulha alguns milímetros adiante e faça o novo ponto atravessar o primeiro.

lata bordada linhasPonto margarida (folhas e margaridas): introduza a agulha bem ao lado da inserção (o ponto onde a linha sai no tecido) e faça uma laçada.

Posicione a ponta da agulha alguns milímetros adiante dos pontos de inserção e prenda a laçada com um ponto bem pequeno.

lata bordada linhas

 

Ponto rococó (rosinhas e botões): introduza a agulha um pouco acima do ponto de inserção, fazendo a ponta sair sobre este.

lata bordada linhasEnrole a linha na agulha, fazendo pelo menos dez voltas, e puxe; depois faça o ponto.

À esquerda, você pode ver um ponto rococó já pronto.

lata bordada linhasNozinho francês (miolos das margaridas): basicamente a mesma coisa que o ponto rococó, só que atravessa a agulha bem junto da inserção (como no ponto margarida) e faz menos voltas com a linha- quatro ou cinco, no máximo.

lata bordada linhas

 

Ponto pluma (capim) – Introduza a agulha no tecido um pouco abaixo da inserção e ponha a ponta sobre a linha, formando uma curva.

lata bordada linhas

 

Prenda a linha no centro da curva, formando um V, e repita o processo com o ponto seguinte.

lata bordada linhasO ponto pluma normalmente é espalhado para os dois lados, formando um raminho, como no bordado à esquerda, em verde-escuro; mas como vamos fazer um chão com um pouco de capim, faremos uma pequena adaptação, como pode ver no bordado à direita.

lata bordada linhasFaça os Vs mais deitados, de modo a formar uma linha reta, alternando pontos maiores e menores, para dar a impressão de folhas de capim.

Ponto alinhavo (mandala): passe a agulha por cima e por baixo, procurando fazer pontos do mesmo tamanho com pequenos espaços entre eles.

Nada difícil, depois que aprendemos a fazer o rococó.