Improvise a Fantasia de Caipira do seu Filho

Escrito por

Mês de junho está aí – e com ele pipocam festas juninas por toda parte, muitas de última hora. Seja pelo fator surpresa, seja por pura economia, vale a pena aprender a improvisar uma fantasia de caipira para as crianças. Veja como a seguir.

Fantasias para festas juninas possuem características muito marcantes. Mas nem por isso você terá dificuldade em utilizar peças já existentes no guarda-roupa dos seus filhos para montar um visual ótimo.

Tanto meninos como meninas poderão chegar com todo orgulho nos arraiás mais alegres e se divertir muito! Confira nossas dicas.

Como Improvisar Fantasia de Caipira para Meninos

criança macacão festa juninaAs peças-chave para improvisar uma fantasia de caipira para o seu filho são simples: uma calça ou bermuda jeans, uma camisa xadrez e um lenço para amarrar no pescoço.
Caso não exista exatamente essas roupas e tecidos no armário do menino, pode ser diferente: uma calça ou bermuda lisa ou xadrez e uma camisa jeans.

O look total jeans ou total xadrez também vale a pena. No primeiro caso, no entanto, é legal caprichar no lenço no pescoço e em outros elementos que realçam a proposta caipira, como um bom chapéu de palha e barba e bigode pintados no rosto.
Macacões e jardineiras também são duas peças excelentes para improviso de caipira.

Se tiver um tempinho – e alguns retalhos estampados – sobrando, recorte dois quadrados de pano e costure-os à mão, de maneira rústica, no joelho da calça e num cotovelo da camisa. Você também pode usar cola branca: ela sairá depois.

O lenço pode ser arrematado com um simples nó (bem frouxo, longe do pescoço) ou juntando as duas pontas e prendendo-as com uma embalagem de caixa de fósforo.

Nos pés, não abra mão de um tênis. Afinal, festas de São João são cheias de brincadeiras e gincanas.

Caipira Feminina Feita na Hora

noivos caipirasO improviso de uma caipira para meninas costuma ser mais fácil. Afinal, o guarda-roupa delas possui mais opções do que o dos meninos.

Sua filha pode simplesmente se satisfazer em ir com peças iguais às dos meninos e dar um toque feminino trocando o lenço no pescoço, por exemplo, por uma série de colares, flores e rendas.
Ou então fazer tudo igual e substituir a calça ou bermuda com uma saia bem estampada e colorida.

Nos cabelos, tranças com fitas coloridas, maria-chiquinhas com laçarotes ou um chapéu bem enfeitado.

Mas é claro que o visual mais popular entre elas é o do vestido.
Se ela tiver uma fantasia de noiva, ou mesmo uma roupa de dama de honra em tons claros, ela poderá simular uma noiva caipira. Bastará fazer penteados bem enfeitados e pintinhas nas bochechas que já fica bem caracterizado.

Outra saída é utilizar um vestido florido qualquer, passar uma fita de cetim grossa na cintura, de um tom bem contrastante, e arrematar com um grande laçarote atrás.

O truque dos quadrados de retalho estampado costurados rusticamente também se aplica ao vestido. Coloque um pedaço na parte da frente da saia e outro no na lateral da barriga.

Caso a sua filha pratique balé, use a saia de tule como anágua, por baixo da saia. Também vale sobrepor saias de comprimentos diferentes, a mais comprida sendo vestida sempre primeiro, com a mais curta por cima de todas.

Maquiagem Ajuda a Compor o Personagem Caipira

Como dissemos anteriormente, é sempre possível pintar barba e bigode no rosto do menino. Utilize um lápis de olho preto bem macio e com traço forte. Outras opções seriam criar uma sobrancelha sobre a natural e uni-las no meio.
Pintinhas nas bochechas são unissex. Tanto garotas quanto garotos podem usar.

Se você não for contra a utilização de maquiagem em crianças quando a ocasião pede uma fantasia, marque as bochechas da menina com uma rodela bem forte de blush.

Um brilho labial rosa ou vermelho fecham a caracterização.