Aprenda a seguir como manipular tons a partir das diferentes fórmulas das cores. Entenda o papel das cores primárias em intensidades de claropara o escuro e as inúmeras combinações das secundárias.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Cores Quentes e Frias[/h2]
O branco, que reflete todas as outras cores, é considerado um tom frio. Já o preto, que absorve todas as cores, pode ser considerado quente.
Cores quentes e frias influenciam como nos vestimos. No verão devemos usar cores frias, claras e coloridas. Já no frio do inverno vestimos coisas quentes com cores escuras.
Algumas vezes algumas cores frias parecem mais quentes que outras. Por exemplo, o violeta e o verde ambos são cores frias, mas o violeta é mais quente que o verde.
Não devemos nos esquecer que as cores influenciam diretamente nossas emoções. Um trabalho plástico deve sempre levar em conta o resultado provocado pela disposição e quantidade das cores usadas.
[h2 type=”2″ width=””]Como Escolher as Cores ou a Paleta de Cores[/h2]
Quando fazemos um trabalho, quando decoramos algum objeto ou até um ambiente da casa, escolhemos uma ou mais cores para fazer as combinações entre si.
Raramente estaremos escolhendo uma só cor.
Ou seja, precisamos levar em conta o conjunto final de cores que fazem parte da composição com a qual estamos trabalhando. A este conjunto final de cores é o que chamamos da paleta de cores.
Para alcançar um bom resultado e obter um conjunto estético, que agrade aos olhos, precisamos saber combinar cores. E como escolher sem erros?
Para isso você deve considerar o público que deseja atrair e, assim, definir a sua paleta de cores. É fato que 85% dos consumidores decidem sobre a compra, baseados em cores. Afinal, os seres humanos são direcionados pelo visual.
Portanto, os estímulos visuais acabam por guiar nossas ações. Assim sendo, as cores em harmonia na composição são essenciais.
Ao combiná-las com perfeição, o seu trabalho terá mais credibilidade.
Elas atraem os olhares e são capazes de fazer com que as pessoas gostem ou não do que estão vendo.
Por isso da importância de conhecer as fórmulas das cores. Isso significa, aprender a criar cores a partir tanto das cores primárias quanto das cores secundárias.
[h2 type=”2″ width=””]A Fórmulas das Cores[/h2]
Uma paleta de cores contém um conjunto de cores que foram pré-selecionadas com a finalidade de passar uma identidade visual, ou um sentimento.
Ao utilizá-la de forma correta, é possível mudar a percepção da pessoa em relação à sua arte.
Para uma combinação de cores perfeita, é preciso utilizar o círculo cromático, ou seja, um círculo de 12 cores, sendo:
- Cores primárias
- Cores secundárias
- Cores terciárias: seis cores formadas por meio da mistura de cores secundárias[space]
Portanto, a paleta de cores representa a nossa percepção sobre as combinações de cores incríveis. Esse conjunto de tons podem convergir uma ideia específica, identidade visual ou a emoções.
O círculo das cores é muito útil para aprender como chegar a uma cor secundária a partir das primárias. Por exemplo: o amarelo e o ciano (azul) produzem o verde.
Os matizes do verde dependem da proporção entre amarelo e ciano na mistura. O verde limão, por exemplo, possui mais amarelo do que azul.
Já o ciano e o magenta (rosa) em proporções iguais produzem o violeta. Suas variações originam azuis mais escuros e roxo.
As cores mais contrastantes são o preto e o amarelo. Por isso são usadas nas placas de sinalização de rodovias.
Lembre-se: porque a cor é luz, onde não existe luz não existirá cor.