Ideias para Festa de São João

Escrito por

Festa de São João acontecem todo ano. Mas sempre é possível dar um toque original e sair da mesmice! Confira a seguir idéias originais de decoração para sua festa junina – que muitas vezes acontecem em julho ou agosto!


As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.

No Nordeste brasileiro ocorrem pequenas ou grandes festas. Elas reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró.

É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.

No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.

Como Fazer Bandeirinhas e Lanternas

bandeirinhas de crochêNão existe festa junina sem bandeirinhas. Elas são o principal sinal do que se comemora ali.

Você pode optar pelas tradicionais, feitas com papel de seda colorido. Ou pode inovar com tecido, jornal ou até mesmo tricô.

lanternas de papel chinesasAs lanternas podem ser do modelo chinês, muito fáceis de fazer e que vão ornar de forma inovadora a decoração junina.

Toalha de Mesa e Passadeiras para Festa de São João

Substitua a toalha de mesa xadrezinha por outras versões também bem caipiras. O estilo caipira permite que você use sua imaginação sem muitas regras.

Você pode, por exemplo, utilizar um tecido que imita retalhos. Ou então usar juta, e arrematar com bordas de outro tipo de xadrez.

Se tiver sorte e quiser ser ainda mais prático, adquira uma cobertura de mesa, daquelas feitas de plástico, com estampa de palha ou juta. Una as bordas em tecido com pontos de bordado.

Arremate com uma bandeirinha de EVA e escreva sobre ela o nome da sua festa.

A grande vantagem da toalha de plástico é que sua limpeza é muito mais simples.

passadeiras evaAliás, por falar em EVA e facilidade de limpeza, é possível criar passadeiras neste material. E

las podem ir direto sobre uma mesa de madeira, para ficar mais elegante. Ou mesmo sobre a toalha de mesa em tecido, protegendo-a.

Corte as pontas como uma bandeirinha de festa junina para caracterizar ainda mais.

toalha bandeirinhasUma maneira super criativa é utilizar uma toalha lisa, em tom contrastante com duas ou três tiras de papel crepom.

Essas tiras se entrelaçam, formando um belo xadrez.

Iluminação e Fogueira Artificial

Uma forma bem simples de resolver a questão da iluminação da sua festa de São João é utilizar aquelas luzinhas típicas do Natal. Pendure-as próximas ao barbante das bandeirinhas e o efeito será incrível.

Você também pode providenciar pequenos balões feitos de origami e colocar as pequenas lâmpadas lá dentro. Em seguida, pendure-as.

lanternasTambém é possível usar as lanternas chinesas sugeridas no primeiro capítulo e fazer o mesmo.

fogueira verticalE quem disse que a sua celebração não pode ter uma fogueira? Aqui as luzinhas também podem ajudar.

Use galhos de verdade e crie uma estrutura de fogueira alta e quadrada. Preencha-a com papel celofane das cores amarela, laranja e vermelha cortado em forma de chamas.

Adicione as luzinhas embaixo de tudo e acenda-as. Vai parecer fogo de verdade!

Outra ideia é colocar troncos mais grossos num recipiente bem largo e distribuir as luzinhas por eles.

É mais conceitual mas o efeito compensa!