Desenho e Pintura em Porcelana

Escrito por

Personalizar um objeto para presentear é muito legal – e esse exercício ainda pode envolver as crianças. É inacreditável como a criatividade surpreende. Esta é a proposta da vez: personalizar objetos de porcelana, aqueles que a gente compra numa só cor, principalmente se forem brancos. Acompanhe nosso passo a passo e encante-se!

Materiais

Utilizaremos duas formas de materiais. Cada uma se comporta de um jeito, cada uma serve para um detalhe diferente, pensando no desenho que se deseja elaborar.

  • Um objeto de porcelana, que pode ser caneca, prato, tigela, vaso, etc…
  • Pincéis para pintura permanente, existem várias marcas (Sharpie, Faber Castel, Pilot – essas foram a que encontrei para comprar), adquira a de sua preferência e nas cores de sua preferência, pois as opções são muitas (comprei verde, laranja, rosa, azul, preto e vermelho)
  • Tinta verniz vitral, nas cores de sua preferência (comprei azul turquesa, violeta e amarelo)
  • Pincel de cerdas para a utilização das tintas, o tamanho será o de sua preferência também e as cerdas também devem se adequar ao desenho escolhido.

Primeiros Traços do Desenho em Porcelana

Esse é o momento esperado e que geralmente tem-se um medinho de começar. Mas tome coragem! Escolha o objeto a ser estampado e personalizado e o material escolhido para iniciar e vamos à prática.

desenho pintura porcelanaA primeira coisa a ser feita é limpar a superfície que receberá o desenho com um algodão embebido em álcool, deixando secar.

desenho pintura porcelanaPode ser elaborado um desenho antes, encaixando-o na superfície escolhida.

Pode-se também retirar da internet vários modelos, transferindo-o para a superfície escolhida com um papel carbono, de preferência – amarelo.

E ainda, um jeito fácil é: deixar fluir o desenho, assim, no momento.

desenho pintura porcelanaNesse caso, foram utilizadas inicialmente, as canetinhas/marcadores permanentes e depois foi feita uma interferência com a tinta vitral.

desenho pintura porcelanaTanto as canetinhas/ marcadores permanentes quanto as tintas secam rápido.

Porém é preciso ter um cuidado no momento em que se faz para não ficar borrando as mãos e o próprio objeto da decoração.

Pintura em Porcelana: Outros Caminhos

desenho pintura porcelanaPode acontecer do resultado final não agradar e em se tratando de material permanente pensaríamos estar tudo perdido, só que não.

Neste caso, é possível ainda remover tudo com álcool, limpando muito bem, deixando-o pronto para nova interferência.

desenho pintura porcelanaE assim, começa-se tudo de novo.

Desta vez, foi utilizada somente a tinta verniz vitral.

desenho pintura porcelanaPintura gestual, abstrata concluída.

Ainda falta um detalhe importante.

Lembre-se que nesse momento ainda é possível remover a tinta, então para dificultar essa ação é necessário assar nosso objeto.

desenho pintura porcelanaPara tanto, basta coloca-lo no forno, pré-aquecido a 180 graus e deixar por pelo menos 30 minutos.

Dependendo da tinta que se usa ou da canetinha/marcador permanente é necessário mais um pouco de tempo.

Dado o tempo, desligar o forno e não mexer no objeto por pelo menos 4 horas ou até que esfrie totalmente.

Mais Possibilidades

O mesmo procedimento pode ser feito com vidros. Lembrando que nesse caso, foram utilizadas as canetinhas/marcadores e da mesma forma levados ao forno, porém o tempo de 30 min foi pouco e na primeira lavagem o desenho ficou esfoladinho.

desenho pintura porcelana
Esse material que se parece com porcelana, em peso e aparência é um acrílico super-resistente, que não pode ser levado ao forno.

Ocorre que a lavagem não estragou o desenho em nada, mas o álcool não pode chegar perto, pois retira toda a tinta com muita facilidade, mesmo depois de muito tempo.

desenho pintura porcelanaAo lavar, a esponja pode desgastar o desenho com o tempo. E isso nos dá a oportunidade de novas criações ou o retoque, se o desenho for muito querido.