Descanso de Panela com Rolhas

Escrito por

Com rolhas de garrafas de vinho ou de perfume você pode fazer lindos trabalhos de artesanato. Como este prático e elegante descanso de panela. Além de lindo e original, ele é sustentável, pois reaproveita o material. confira nosso passo a passo.

Existem várias formas de reaproveitar rolhas. Acompanhe o nosso artigo e aprenda a fazer um descanso de panela: um dos itens mais úteis que você poderá fazer com esse material.

Material

  • Lápis
  • Rolhas
  • Estilete
  • Esquadro
  • Lixa vermelha fina
  • Moldura em pedaços separados
  • Base de MDF com 1,5 cm de espessura
  • Cola Multiuso Toc & Crie
  • Verniz em spray Arfix Semi-Brilho

Preparando a Moldura e as Rolhas

descanso de panela com rolhaMarque na placa de MDF a área onde vai colar as rolhas.

descanso de panela com rolhaEncomende as partes da moldura numa loja de molduras. Peça que sejam cortadas de modo a se encaixar perfeitamente na sua placa.

Não mande emoldurar a placa: ao colar as rolhas, você ainda vai envernizá-las.

Observe que a moldura possui um encaixe. Isso deixará o suporte de panelas um pouco mais alto, mas é uma vantagem, no caso de líquidos derramados sobre a mesa.

descanso de panela com rolhaCorte as rolhas ao meio e ao comprido.

Se suas rolhas forem artificiais serão mais fáceis de cortar.

Caso se trate de rolhas de cortiça, ferva-as antes de cortá-las.

Montando o Descanso de Panela

descanso de panela com rolhaDisponha as rolhas sobre a placa, escolhendo a melhor forma de encaixá-las. Estas rolhas, por exemplo, são mais largas numa das extremidades, de modo que você precisa encaixá-las opondo-as umas às outras.

Importante: seja como for que encaixe as rolhas, coloque as que estão na borda ligeiramente fora das linhas que você marcou, no início. Observe a foto.

descanso de panela com rolhaPara colar as rolhas, tire uma porção da placa de cada vez e passe um pouco de cola. Passe também nas extremidades das rolhas.

Depois que colar uma parte, remova outra porção de rolhas soltas e cole. Dessa forma, evitará desmanchar todo o desenho que criou.

Esta cola multiuso serve para colar madeira e cortiça, entre outros materiais.

descanso de panela com rolhaCom o auxilio de uma régua ou esquadro, corte fora as pontinhas das rolhas que saíram dos limites marcados.

Suavize as bordas cortadas com uma lixa fininha.

descanso de panela com rolhaImpermeabilize as rolhas com o verniz e deixe secar.

Finalize colando a moldura com cuidado. Usamos a cola multiuso, mas você também pode usar cola de contato.

Seu descanso de panela está pronto.

descanso de panela com rolhas

Se você e sua família não consomem vinho, é possível adquirir rolhas em lojas de artesanato ou de embalagens. Que tal fazer um conjunto de porta-panelas, em vários tamanhos?