Decore a Parede com Arte em Papel

Escrito por

Paredes nuas podem ser enfadonhas. Mas nem todo mundo dispõe de belos quadros ou fotografias para preenchê-las – ou o orçamento necessário para comprar algo do tipo. Diante disso, vários artesãos ao redor do mundo tem criado arte de papel para prender nessas superfícies. Separamos modelos lindos e fáceis de fazer para você se inspirar. Veja a seguir.

Escolhendo o Papel para a Arte de Parede

Todas essas propostas de arte devem ser executadas com papel de alta qualidade. Isso fará toda a diferença no resultado final, que deverá ser sofisticado. Sem um bom papel, ficará parecendo peças de uma aulinha de arte infantil.

cones de papel

Quadrados de papel enrolados como cones, formando uma rosácea

A gramatura do papel deve ser alta, mas não a ponto de dificultar dobraduras. Na verdade, uma vez dobrado, ele deve permanecer na forma ideal. Ele não poderá apresentar o menor amarrotado. O efeito deverá ser impecavelmente liso.

Escolha tons que combinem com o resto da decoração da sua casa. Talvez um acabamento perolizado ou metalizado faça a diferença. Visite uma casa de artigos de arte e pintura: lá as opções serão melhores do que as de artesanato comum.

Compre, logo da primeira vez, papel em quantidades maiores do que as estimadas para o trabalho. Isso poupará que tenha que visitar a loja em busca de mais papel, caso alguma parte da peça fique ruim.

Você não só não deve utilizar peças imperfeitas para o modelo como também não deverá correr o risco de voltar à loja e não encontrar mais o papel que precisa.

Na verdade, a maior dica é que você se arrisque com papel comum, tipo ofício, antes. Assim, poderá experimentar o desafio previamente e sentir se realmente vale a pena partir para o trabalho final.

Paredes Decoradas com Arte de Papel que Usa Tesoura

folhas penduradasUma das maneiras mais simples de decorar a parede com peças de papel é imprimir moldes de um elemento (borboletas, pássaros, flores), transferir para o verso do papel escolhido com lápis bem clarinho e recortar.

É o caso das aves que aparecem na imagem principal deste artigo. Recorte várias de tamanhos diferentes, dobre as asas para um efeito 3D e prenda na parede com fita dupla face.
Aposte em tons contrastantes entre superfície e peças.

Dentro desse conceito, você também poderá encaixar folhas recortadas num painel de papelão com cortes.

tiras de papelAinda mais simples de fazer, e bem minimalista, são tiras compridas de papel que se unem pelas extremidades, formando uma espécie de gota.

Arranje algumas delas juntas, resultando em formas delicadas e abstratas.

Arte em Papel com Dobraduras e Cola

quadrados de papel para paredeSe você quiser simplificar com muito estilo, dispense a tesoura e aposte em dobraduras.

A proposta ao lado é simples demais para ser considerado um origami. Basta dobrar quadrados de papel conforme demonstrado e prender cada parte na parede.

O efeito é belíssimo. E é praticamente infalível, de tão fácil.

Fica perfeito na sala, escritório ou quartos tanto de rapazes quanto de moças.

folhinhaAqui, este modelo só não é um origami porque depende de algumas gotinhas de cola para arrematá-la no final. Coisa que essa arte japonesa proíbe.

Essas folhinhas plissadas podem ser arrumadas de diferentes formas na sua parede. Experimente fazer uma grande, ladeada por outras menores.

Ficarão ótimas em lavabos ou enfeitando quartos.

flores paredesUma proposta semelhante – plissada, arrematada com cola – são essas margaridas (ou gérberas, se preferir).

A puxada é bem orientalista e alegre. Também são muito simples de fazer, garantindo um efeito final profissional.

Elas ficarão muito bem em quartos de moças adolescentes. Se for o estilo delas, utilize papel estampado.