Decoração da Mesa: Cupcakes de Pernas de Bruxa Para Halloween

Escrito por

Uma ótima ideia para decorar sua mesa para uma festa de Halloween. São fáceis e rápidas de fazer: cupcakes com perninhas de bruxas! Veja como fazer.

As pernas de bruxa podem ser feitas inclusive já anexadas a uma falsa cobertura de doce, seja no estilo creme chantilly, com cara de glacê, de marsmallow, de merengue… o que você quiser.

Existem no mercado falsos cremes batidos para efeito decorativo, à base de massinha ou até em formas de colas. Outras dicas é simular cremes e coberturas com tinta puff de expansão ou com silicone em pasta.

A seguir, ensinamos a decorar – e a fazer – o cupcake especial de bruxas.

Material para Decoração do Cupcake

  • Cupcakes
  • Papel color set preto
  • Canudos de papel listrados
  • Tesoura de ponta curva
  • Bico de confeitar
  • Cola branca
  • Merengue

Modo de Fazer

Imprima o molde do sapato. Ele já vem no tamanho correto.

cupcake perninhas de bruxaRecorte o molde e risque dois pares no papel preto.

cupcake perninhas de bruxaRecorte os sapatos.

cupcake perninhas de bruxaCorte um canudo de papel no meio e cole os sapatinhos nas extremidades.

Tome o cuidado para colar os sapatos em direções opostas, para não ficar com dois pés esquerdos ou direitos.

cupcake perninhas de bruxaCubra o cupcake com o merengue (ver receitas no fim do artigo), usando o bico de confeitar.

O bico do tipo “pitanga” (com garrinhas) é o que dá um efeito mais bonito.

cupcake perninhas de bruxaAfunde os canudos no bolinho. O merengue dá a impressão das sainhas, de onde saem as pernas da bruxa.

 

Você pode fazer uma falsa cobertura colada as pernas da bruxa e então inserir em qualquer prato ou até salgado da mesa de Halloween.

Ou, faça vários cupcakes e vista-os com forminhas de papel estampado, para ficarem mais bonitos. Veja nossa receita.

Merengue Suíço

Este merengue é perfeito para qualquer sobremesa e fica firme o suficiente para pequenas modelagens, sem o uso dos espessantes usados habitualmente em confeitarias.

Misture uma clara com quatro colheres de açúcar, numa panela. O número de claras varia de acordo com a quantidade de bolo ou qualquer outro doce em que você queira usar o merengue, mas são sempre quatro colheres para cada clara.

merengue panelaBata as claras rapidamente no fogo com uma colher de pau, até derreter o açúcar. Não deixe que elas cozinhem: o ponto certo é quando as claras tomam uma tonalidade esverdeada.

Tire as claras do fogo, coloque na batedeira com um pouco de suco de limão (ajuda a endurecer) e bata até ficarem espessas.

Cupcake Básico

Material

  • 100 g de manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de maisena ou farinha de semolina
  • 4 colherinhas de fermento químico Royal
  • 1 ½ xícara de água ou suco
  • 1 pitada de sal

Modo de Fazer

Forre previamente as formas de cupcake metálicas com as forminhas de papel. Separe as claras numa tigela à parte com a pitada de sal e reserve.

Misture a margarina (previamente amolecida no micro-ondas) com as gemas e o açúcar, até adquirir consistência cremosa. Se quiser, acrescente raspinhas de limão ou laranja, para dar gosto.

Acrescente a farinha, a maisena e o fermento. Misture os ingredientes secos um pouco, antes de acrescentar a primeira xícara de água. Enquanto mistura a massa, bata as claras separado.

Obs: o sal não só deixa o bolo mais saboroso, impedindo que fique enjoativo, mas também ajuda a endurecer as claras.

Observe bem a consistência da massa antes de aplicar a segunda xícara de água; dependendo do tamanho das gemas, a massa pode ficar mais mole (nesse caso leva menos água – uns ¾, digamos) ou mais dura, e leva até ½ xícara. Com a prática, você rapidamente aprenderá o quanto de água usar em cada bolo.

Quando as claras ficarem em neve, bata a massa na batedeira, para deixá-la com uma consistência mais uniforme (não demore muito, porque as claras desandam). Misture as claras com a massa, suavemente.

Despeje a massa nas formas de cupcake. Coloque tudo numa forma de pão e asse em forno quente. Levam cerca de quinze minutos ou mais para assar (bolos de chocolate levam mais tempo).

Não abra o forno até os bolinhos subirem, porque mexer na massa crua pode abatumá-los! Quando estiverem bem douradinhos, fure um deles com um palito. Se o palito sair limpo, estão cozidos.

Esta receita dá 13 cupcakes grandes ou um bolo de tamanho médio. Querendo, você pode fazer variações; para fazer cupcakes de chocolate, acrescente 3 xícaras de sopa de chocolate em pó quando misturar a farinha.

Se quiser fazer um bolo de milho, basta substituir meia xícara de farinha por farinha de milho média (do tipo usado para fazer polenta).