Como Comprar Artesanato Indígena Brasileiro

Escrito por

O autêntico artesanato indígena brasileiro é produzido pelos nativos das diversas tribos nacionais. É considerado uma forma de arte que conta a história da rotina dos índios, seu passado e suas etnias. Aprenda a seguir como comprar suas incríveis peças originais, sem cair no mercado industrializado de objetos que os imitam.

O Que o Artesanato Indígena Brasileiro Oferece

O artesanato indígena é o conjunto de objetos desenvolvidos por séculos a partir do surgimento de novas necessidades práticas e espirituais para eles. Cada tribo possui peças típicas de sua própria história. Não é igual em todo o Brasil.

Uma grande parte do artesanato feito pelos nativos brasileiros responde ao dia a dia. São cestos de palha ou folhas de palmeira para coletar frutos ou redes para dormir.

artesanato indígena

Com a cerâmica são produzidos potes, utensílios domésticos e panelas rudimentares. Além de esculturas de animais que os cercam, máscaras para rituais em grupo.

Tinta a partir de urucum e jenipapo são usadas não só para pintar os objetos como também o próprio corpo. Cada tribo possui um padrão de desenho particular.

Com peles de animais e madeira eles fazem instrumentos musicais, além de armas para caçar. Com penas de pássaro, enfeites para o corpo.

Onde Encontrar Artesanato Indígena Original

Algumas tribos, em sua interação com a dita civilização do homem branco, passaram a comercializar suas próprias peças. Elas são facilmente encontradas em lojas físicas de artesanato indígena na região Norte do país.

No entanto também podem ser vendidos em lugares especiais em outras áreas. Em São Paulo existe a cidade de Embu das Artes. E também diversas feitinhas de artesanato, como na região de Pinheiros.

artesanato indígenaNo Rio de Janeiro o lugar quente é direto no próprio Museu do Índio. No bairro de Santa Teresa também existem lojinhas que vendem brincos, pulseiras, colares, bolsas e até sandálias.

Se você pretende visitar Bonito, no Mato Grosso do Sul, aproveite para conferir as moringas, panelas, potes e jarros dos índios Kadiwéu. Eles habitam essa região.

Tribos Javaé e Karajá vendem seus objetos no Museu de Povos Indígenas Yny Heto, no Tocantins. Já na Bahia, Porto Seguro é o grande segredo. Ali perto, em Caraíva, você encontra artesanato dentro das próprias tribos, abertas a visitas.

E a região Sul não fica de fora. Em Santa Catarina você compra o artesanato dos Kaingang, Guarani e Xokleng. São arco e flecha, brincos, colares, prendedores de cabelo, cestos, chocalhos, cocares e muitos outros.

Design Indígena pela Internet

Alguns sites são verdadeiras boutiques de artesanato de índios brasileiros. Eles vendem objetos originais, produzidos pelos nossos nativos.

Parte da renda é repassada para as tribos, num exemplo de comprometimento social com os povos das florestas.

Alguns produtos se utilizam de peças industriais. Tais como luminárias com bocais de metal e plástico ou camisetas. Mas a maioria é totalmente autêntica.