Como Pintar à Óleo sobre Azulejo

Escrito por

Atualmente azulejos foram alçados à obras de arte e são vendidos não apenas para revestir banheiros e cozinhas como também individualmente, para apreciadores específicos. Seja qual for a sua ideia, ensinamos a seguir como pintá-los com motivos florais à base de tinta à óleo ou acrílica, à frio.

Material

  • Tintas à óleo Gato Preto nas cores Branco Titânio, Azul Ultramar, Azul Cerúleo e Azul Cobalto
  • Acelerador para tinta à óleo Winsor & Newton (opcional)
  • Pincel Tigre redondo 6/165
  • Pincel Tigre redondo 12/982
  • Pincel Tigre chato 10/983
  • Lápis preto para porcelana Staedtler
  • Primer Gato Preto na cor branca
  • 4 azulejos brancos
  • Prancha de Eucatex
  • Pano de limpeza
  • Recipiente para o solvente
  • Lápis comum ou caneta
  • Izarrás Anjo
  • Papel vegetal
  • Paleta
  • Jornal

Preparação do Azulejo e Molde

azulejo 1

Lave bem os azulejos com água e sabão e seque com um pano limpo. Depois passe thinner ou izarrás para remover qualquer vestígio de gordura.

Junte os quatro azulejos para formar o painel. Procure segurá-los pelas bordas e evitar o máximo possível tocar na superfície branca, para que não engordurem de novo.

O ideal é colocá-los sobre uma tábua de eucatex, madeira ou até um pedaço de papelão, pois assim poderá transportá-los sem alterar suas posições.

Imprima o risco. Ele já está no tamanho próprio para folha A4.

azulejo 2Copie o risco duas vezes num pedaço de papel vegetal com o lápis especial para porcelana (ele é vendido em lojas de materiais artísticos).

Vire o papel vegetal sobre o painel, de modo que cada metade do desenho coincida com as bordas de dois azulejos, no meio.

Passe um lápis ou uma caneta sem carga sobre o risco para transferi-lo para os azulejos. Até mesmo passar o dedo funciona.

Pintando o Azulejo à Frio

Para pintar azulejos a frio (sem queimar no forno) você tem três opções. Tinta a óleo, tinta acrílica ou tinta epóxi, que é vendida geralmente em galões.

A tinta epóxi pode ser pintada diretamente sobre os azulejos, sem a necessidade de primer ou qualquer outra base.

No entanto ela nem sempre é fácil de achar e costuma ser um pouco mais cara. Afinal, é usada para pintar aposentos forrados de azulejos, como banheiros e cozinhas. Portanto vamos ensinar aqui como pintar com materiais alternativos – neste caso, a tinta a óleo.

azulejo 3

Para a tinta não se soltar do azulejo depois de seca, passe primer sobre os locais do desenho que você deseja pintar, incluindo as linhas.

Deixe algumas áreas sem pintar, como o corpo dos pássaros e os botões das flores, para aproveitar o branco do fundo.

DICA: ao comprar o primer, verifique no rótulo se ele serve para vidros e materiais cerâmicos. Geralmente um mesmo primer serve de base para vários materiais diferentes (plástico, metais, cerâmica, etc), mas é sempre bom ter certeza.

pintura azulejoColoque um pouco de izarrás (thinner não) num pequeno recipiente. O solvente não serve somente para limpar os pincéis (e mãos), mas também para amaciar a tinta a óleo.

azulejo 5

Coloque as tintas sobre uma paleta de vidro ou madeira (nada de material sintético).

Você pode misturar um pouco de izarrás às tintas na paleta, ou mergulhar a ponta do pincel no pratinho do solvente, depois de ter escolhido a cor.

Segredos da Pintura em Azulejo

Diferente da maioria das tintas à base de água, que secam rápido demais num dia quente, você pode acelerar ou retardar a secagem da pintura à óleo, acrescentando outros elementos.

Se quiser que a pintura leve mais tempo para secar, acrescente um pouco de óleo de linhaça dissolvido com terebintina; se quiser apressar a secagem, acrescente um líquido secante – existem várias marcas no mercado.

Misture qualquer um desses com o pincel na paleta, na hora de secar (observe a foto anterior).

azulejo 6

 

Use o pincel mais fino para as linhas e pequenos detalhes, como os olhos e cristas dos pássaros.

Escolha pincéis de pelos macios, que não deixem muitas marcas na tinta.

azulejo 7Uma das vantagens da tinta a óleo em relação à tinta acrílica é que é mais fácil de corrigir a pintura enquanto ela ainda está úmida.

Você pode misturar duas tintas no próprio azulejo/tela, etc, ou sobrepor uma tinta à outra sem esperar que a primeira aplicação seque, como aparece aqui na foto, onde uma pincelada de um tom mais escuro foi acrescentada às pétalas azul-claro.

O efeito “liso” das pinceladas foi dado pelo izarrás.

azulejo 8

Outro modo de criar efeitos de luz, sombra e volume na pintura a óleo é usar o branco do fundo.

Basta colocar um pouco de solvente na ponta do pincel e empurrar a tinta das áreas onde você deseja que fiquem mais claras.

azulejo 9

Você também pode usar a ponta do dedo para suavizar ou misturar áreas (Leonardo da Vinci fazia isso).

Só não esqueça de limpar o dedo depois para evitar acidentes.

Finalizando o Azulejo

azulejo 10

 

Quando a pintura tiver secado um pouco, use um estilete para remover pequenas partículas de tinta que tenham saído do risco.

Depois de seco o painel, use um verniz transparente, para tornar a pintura mais duradoura.

azulejo final