Como Fazer Pulseiras de Contas

Escrito por

Nada mais clássico do que uma pulseira de contas. Ao mesmo tempo são muito versáteis: das tradicionais pérolas às rústicas miçangas, elas percorrem vários estilos. Saiba a seguir como fazer pulseiras de contas, materiais e vídeos com passo a passo para diferentes modelos.

Pesquise Ideias e Projete as Pulseiras de Contas

Tudo começa com ideias. Se você já sabe o que fazer, passe para o papel: desenhe. Em seguida pense em todas as pecinhas necessárias para realizá-la.

pulseiras de contasCaso não tenha uma noção clara do que pretende fazer, inspire-se. Visite lojas de bijuterias, preste atenção às vitrines de joalherias, veja o que as modelos de revistas usam, procure na internet.

Se for o caso, compre as bijus. Ou fotografe-as em detalhes. Mas lembre-se: não é para plagiar! Suas pulseiras valerão muito mais por conta do seu toque pessoal.

Talvez você queira incrementar uma versão de alguma pulseira que já tenha. Ou adaptar um lindo colar para as proporções de uma pulseira.

Entenda quais cores e materiais de contas deseja explorar. Qual será o tom do metal que servirá como estrutura, qual o melhor tipo de fecho.

É importante ter bem claro o que pretende fazer. Isso evitará que você gaste tempo e dinheiro adquirindo peças erradas ou que não serão usadas.

Produzindo Pulseiras de Contas

Você deverá contar com as ferramentas certas. O kit básico é constituído de:

  • 1 alicate de pontas redondas
  • 1 alicate de pontas pontiagudas
  • 1 tesoura
  • arames para bijuteria
  • agulhas finas e grossas próprias para bijuterias
  • 1 mandril
  • 1 furador
  • pinças

De resto, é só adquirir as partes que você precisa. Isso inclui as próprias contas, que podem ser de pedraria, pérolas, metais, miçangas, plástico, conchas, vidro e muitas outras. Se quiser, adicione berloques.

Fitas de cetim, tiras de couro, correntinhas, ganchos e fechos também devem ser comprados.

Visite lojas de artesanato e armarinhos. Outra ideia muito legal é comprar artesanatos e antiguidades, desmanchá-los e usar as peças para criar uma pulseira original.

Os fechos também podem variar. Os mais indicados para bijuterias para crianças é o de rosca. Ele não engancha e não solta com facilidade com o movimento.

Fechos do tipo presilha ou gancho são fáceis de abrir e fechar. Os lagosta são os mais populares atualmente. Ou então cogite um laço para fechar a pulseira. Ou simplesmente uma estrutura de elástico, que dispensa fechos.

Passo a Passo: Vídeos