O planner de estudos é um pequeno caderno com páginas específicas para organizar tudo o que você precisa fazer para estudar melhor e tirar notas mais altas. Isso inclui datas de avaliações, trabalhos, pesquisas e mais. Veja a seguir como fazer um bem personalizado para você, que está batalhando pelo vestibular, pelo diploma na faculdade, pós-graduando ou mestrando.

Você até pode comprar um planner numa papelaria. No entanto, a vantagem daquele feito por você é que serão incluídos apenas os campos que lhe interessam. E de uma forma que você com certeza vai entender sem correr o risco de se perder.

A vantagem de um planner de papel é que ele está sempre à mão. Não é preciso iniciar o computador ou acessar o celular. Além disso, qualquer coisa é só imprimir uma página a mais necessária e juntar ao restante do planner.

O Que É Importante Constar no seu Planner de Estudos

planner páginasEssa é a pergunta essencial. Antes de abrir o computador de criar as páginas com os campos, você precisa decidir quais serão eles.

Caso no futuro você queira ganhar um dinheirinho extra fazendo planners para seus colegas, saiba já que o mais importante é organizar o planejamento de acordo com os hábitos e necessidades de quem vai usá-lo.

Se você equilibra mais de um curso, ou mesmo instituições de ensino, pense se vai querer fazer um planner para cada ou se prefere ter sempre uma visão geral do seu planejamento.

Por exemplo, você pode fazer um planner para a sua pós-graduação e outro para seu curso de espanhol. Ou, se preferir, para melhor se organizar, uni-los.

Exemplo de Planner de Estudos

Além dos dias da semana e os horários de aula de cada matéria, produza folhas com datas de provas, leituras importantes, aulas extras e outra atividade relacionada.

O planner conta com horário de aula, cronograma mensal, de estudos semanal, planner diário com marcação de tarefas e leituras importantes, planejador de leituras, para anotação de datas de provas e trabalhos e muito mais.

Seu planner poderá contar com:

  • Capa, contemplando o curso e o ano correntes e dados pessoais
  • Dados semestrais, para listar suas disciplinas por semestre
  • Visão semanal com horários das aulas. Faça a visão mensal apenas se necessário.
  • Página para cronograma de estudos, para planejar qual matéria possui prioridade sobre as outras em matéria de estudos
  • Página contendo todas as avaliações marcadas, com espaço para nota
  • Página “Meus Estudos”, exclusiva para detalhar, por disciplina, os livros e páginas a estudar, apostilas, pesquisas na internet, etc.
  • Página com lista de leituras sugeridas
  • Página para organizar trabalhos e projetos específicos

Esta, é claro, apenas uma sugestão. A grande vantagem é criar novas categorias de acordo com a sua própria organização.

Como Fazer seu Planner

planner canetinhasDepois de planejar o planner é hora de colocá-lo no papel. Antes disso, é claro, você deverá criar as páginas com os devidos campos em branco.

Escolha um programa com o qual tenha mais habilidade. Pode ser o Word, o Excell ou mesmo em Corel ou Photoshop. Se você tiver habilidades artísticas, dê mais graça aos títulos e boxes utilizando fontes e cores diferentes.

Para economizar com toner colorido, prefira imprimir tudo em preto e branco. Caso queira utilizar esquemas de cores para diferenciar as páginas em capítulos diferentes, utilize papel A4 colorido na hora da impressão.

É muito importante que você seja realista e adicione espaço suficiente para que caibam todas as anotações necessárias. Em outras palavras, os campos devem ser generosamente planejados.

Depois de impresso você poderá encaderná-lo numa gráfica ou prendê-lo em fichários, com clipes ou mesmo grampeá-lo.

Utilizando seu Planner

Seu planner é como uma agenda. Deve andar sempre com você.

É importante destacar algumas informações. Para isso conte com marcadores coloridos ou até mesmo com washi tapes coloridas lisas translúcidas.

Caso prefira, retire as páginas de cursos, avaliações ou trabalhos já concluídos e guarde-as num fichário que funcionará como arquivo. Isso facilitará sua consulta aos assuntos que ainda devem ser trabalhados.