Sempre simpáticas, as franjas no tear podem ser tratadas de várias maneiras diferentes, desde totalmente escondidas até bastante longas e trabalhadas.

Dicas para fazer Franjas Naturais

As franjas em um trabalho podem ser simplesmente aparadas e deixadas ao natural, sem torções.

Dependendo do fio utilizado (barbante, por exemplo), pode haver uma abertura das pontas após a lavagem, que pode ser desejável ou não.

Franjas Torcidas

franjas naturais

Um jeito simples de evitar que as franjas fiquem abertas demais é torcê-las. Além de conservar a estrutura do fio, a torção fornece um aspecto bastante decorativo.

Que pode, ainda, vir decorada com pedrarias e outros acessórios.

Para executar a torção, basta separar a franja em duas partes iguais.
De maneira firme, torça os fios para o lado esquerdo com bastante tensão.

Una as duas partes, e deixe que as mesmas torçam naturalmente, uma sobre a outra, o que vai ocorrer para o lado oposto.

Dê um nó na ponta e depois apare.

Franjas em Macramê

franjas macramêEste tipo de trabalho gera efeitos muitíssimo agradáveis em trabalhos feitos em tear. E já foi mostrado anteriormente aqui, na execução de pulseiras artesanais.

Vários são os tipos de nós e laçadas que podem ser executados e combinados, com resultados belíssimos.

Uma ótima fonte para a aprendizagem de pontos diferentes em macramé pode ser encontrado no canal Macrame School do Youtube, com vários vídeos explicativos.

franjas escondidas

Por último, mas não menos interessante, é o que pode ser feito quando não se deseja franjas no trabalho.

Pode-se adotar algumas medidas, de acordo com o acabamento desejado.

Em geral, a franja é cortada o mais rente possível, sendo o tecido dobrado sobre ela, e costurado à máquina ou à mão, formando uma barra ou bainha.

franjas escondidas 2

Pode-se, ainda, utilizar uma agulha de tapeçaria, com a qual as franjas vão sendo escondidas na trama, uma a uma, pelo lado do avesso. Feito isso, apare as sobras.

Para garantir que as franjas não se soltarão após a lavagem, pode-se colar, com cola especial para artesanato ou tecido (cola universal), um pedaço de viés ou outro tipo de fita, pelo lado do avesso.

O que também ajuda a dar um melhor acabamento à peça.

Professora universitária, artesã desde 2008, com publicações no site Revista Artesanato, e na revista Guia Básico do Tear Manual (2012). Embora seja admiradora da tecelagem complexa e seus desenhos, é na simplicidade e versatilidade dos teares de pregos a fonte onde busca inspiração para os mais variados trabalhos, que podem ser vistos em seu site Juntando Linhas e Trapos (http://www.juntandolinhasetrapos.com). Possui também um blog - Universo em Tramas (http://universoemtramas.blogspot.com), no qual descreve suas aventuras em tecelagem manual.