Como Cortar o Isopor

Escrito por

O isopor é um material versátil e flexível. Mas ao se tentar serrar ou cortar com uma faca comum, ele pode se despedaçar e soltar muitas bolinhas. Veja a seguir como utilizar ferramentas próprias para o corte do isopor.

Formas Caseiras de Cortar Isopor

Um jeito mais simples de cortar isopor é aquecendo uma faca quente. Preferencialmente uma de cabo de madeira, para evitar o calor na mão.

isoporVocê coloca a parte cortante da faca em uma chama, pode ser no fogão, e depois deslisa a lamina sobre o isopor, corta tudo certinho.
Mas evite respirar a fumaça que sai do corte!

Fio dental também é ótimo para fazer cortes em placas bem finas de isopor. Basta colocar a altura de corte na borda de uma mesa, segurar a placa com uma mão e puxar o fio dental pelo isopor, rente à borda.

O bom e velho estilete cumpre essa função, além das já citadas.

Cortando Isopor com Ferramentas Elétricas

Outra maneira é usando um fio de Níquel Cromo de 0,8mm. Fios mais finos tendem a queimar o molde, formando dentes. Mais grosso não esticam adequadamente.

Tem gente que usa fio de aço simples, destas que se usa para corrida VCC (fio único, não trançado).

Para controlar a tensão elétrica no fio, utilizo um regulador (dimmer) ligado diretamente à tomada na parede. Duas garrinhas tipo jacaré conectam o fio ao dimmer. Aos poucos, vai-se aumentando a tensão no dimmer, até o fio começar a cortar o isopor.

Não aqueça demais, para não “comer” o isopor além do necessário.

Faça marcações no dimmer para calibra-lo para os próximos cortes. A prática, neste caso, é a grande aliada. Lembre-se de isolar-se do fio, para evitar tomar choque e também para evitar por fogo no barraco.

O máximo de perigo é estourar o fio (se passar do ponto, logo se perceberá a cor vermelha e a fumaça no dito cujo).

Facas elétricas podem ser boas para cortar isopor também. São perfeitas para placas mais grossas, ou para cortar várias camadas de uma só vez.

Serras para cortar espuma também podem ser válidas no caso do isopor mais grosso.