Cesto de Roupa em PVC

Escrito por

Confira o nosso passo a passo para fazer um cesto de roupa confeccionado com tubos de PVC para fazer encanamentos. É um material muito resistente e versátil: inúmeras adequações podem ser feitas para adaptá-lo à nossa criatividade.

Material para Confecção da Base

A base será uma armação feita com os materiais de PVC. Abaixo está relacionado o tipo de material e as medidas, utilizados:

  • 16 pedaços de cano PVC de ½ polegada (15 mm), no tamanho de 5 cm
  • 8 pedaços de cano PVC de ½ polegada (15 mm), no tamanho de 30 cm
  • 8 pedaços de cano PVC de ½ polegada (15 mm), no tamanho de 70 cm
  • 8 cotovelos de ½ polegada (15 mm)
  • 16 “T” de ½ polegada (15 mm)

Como Fazer a Base do Cesto

Um detalhe importante a ser observado é que a montagem desta armação de tubos requer força para o correto encaixe das peças, então, se for o caso, peça ajuda a uma pessoa mais forte.

cesto de roupa pvcA primeira coisa a ser feita é formar os cantinhos, utilizando dois “T”, um cotovelo e dois pedaços de cano de 5 cm.

Essa peça formada será utilizada para formar dois quadrados, por isso devem ser confeccionados 8 cantos.

Depois de tudo pronto, é ideal que seja tudo alinhado.

cesto de roupa pvcAgora é o momento de começar a formar o primeiro quadrado e para tanto é necessário colocar o pedaço de tubo de 30 cm entre dois cantos.

cesto de roupa pvcFormado o primeiro quadrado, forma-se também da mesma forma, o segundo.

E para formar a armação que receberá o cesto de tecido, basta juntar os pedaços de tubo de 70 cm, encaixando na parte da peça “T” em cada q quadrado.

E assim fica pronta a armação de tubos e peças de PVC, devidamente encaixados.

Não foi utilizado cola nessa armação porque as peças, quando bem encaixadas, ficam tão firmes que não há como desencaixá-las sem fazer muita força e acabar estragando a armação.

Material para o Corpo do Cesto

cesto de roupa pvcO cesto será confeccionado com tecido, de preferência resistente, e nessa peça houve preferência pela pelo tecido gorgorão. Abaixo está relacionado o material e as medidas utilizados:

  • 8 vezes a medida de 70 cm X 46 cm de tecido gorgorão, que neste caso foi utilizada uma única estampa para a parte externa e para a parte interna, havendo preferência por estampas diferentes, cortar 4 vezes a medida para a parte externa e 4 vezes para a parte interna. Essa medida é para as laterais.
  • 2 vezes a medida de 46 cm por 46 cm de tecido gorgorão, havendo preferência por estampas diferentes, cortar 1 vez a medida para a parte externa e 1 vez para a parte interna. Essa medida é para o fundo.
  • 8 vezes a medida de 22 cm por 15 cm do mesmo tecido gorgorão. Essa medida é para as alças que segurarão o cesto na armação de tubos de PVC.
  • 4 vezes a medida de 22 cm por 15 cm de manta acrílica
  • 4 vezes a medida de 15 cm por 12 cm do tecido gorgorão utilizado. Essa medida é para as pequenas alcinhas do canto, que fortalecerão as alças principais
  • 4 vezes a medida de 15 cm por 12 cm de manta acrílica
  • 4 vezes a medida de 17 cm de velcro para as alças principais
  • 4 colchetes para as alcinhas de apoio
  • 4 botões para acabamento nas alcinhas de apoio
  • Linha branca
  • Máquina de costura
  • Agulha nº 16 ou mais resistente, pois serão costuras várias camadas de uma só vez.

Como Fazer o Corpo do Cesto

cesto de roupa pvcComeça-se a costura pelas alças principais.

Coloca-se direito com direito do tecido e a manta um dos lados avessos. Passa-se uma costura em pé de máquina por toda a volta, deixando uma abertura para desvirar a peça.

cesto de roupa pvcDepois de tudo costurado e desvirado, passar uma costura, rente à beira da peça na lateral da abertura.

E chega o momento de colocar o velcro.

cesto de roupa pvcA parte macia do velcro deve ser costurada na parte superior de um dos lados mais longos da peça, passando uma costura reforçada com o ponto caseado.

A parte mais áspera do velcro deve ser costurada no lado oposto em que foi costurada a primeira parte do velcro e na parte de baixo, como se vê na demonstração.

Proceder dessa mesma forma com as 4 alças.

cesto de roupa pvcPassando à costura das alças auxiliares: essa é uma forma mais prática de costurar essas alcinhas.

Coloca-se a manta pelo lado avesso do tecido e dobra-se ao meio pelo lado direito. Passe uma costura por toda a volta, deixando uma das laterais, mais longa, aberta, para o desvire.

Depois de desvirado, dobrar para dentro uma beiradinha e passar a costura, começando pelo centro, depois vira e termina a costura, começando pelo centro.

Essa forma de fazer o acabamento faz com que a costura flua melhor com menor risco de quebrar a agulha, pois não começa pela parte que acumula mais camadas.

Para finalizar, passar a costura, da mesma forma, dos dois lados.

Costura do Cesto

cesto de roupa pvcPrimeira parte pronta, vamos à costura do cesto.

cesto de roupa pvcPara cada alça principal, alfinetar duas partes do tecido da lateral, colocando direito com direito e a alça no meio.

Para centralizar a alça no tecido, achar o meio do tecido da lateral e unir ao meio da alça, alfinetando toda a parte que será costurada (somente a parte que está a alça).

Nesse momento é necessário atenção com a costura, que deve ser feita próxima ao velcro mais áspero.

cesto de roupa pvcDepois de tudo alfinetado, basta costurar e forma-se o primeiro fundo.
Lembrando que as laterais ficarão abertas.

cesto de roupa pvcProceder da mesma forma com o outro fundo, alfinetando com todo cuidado e depois costurando.

Observando que na costura desse segundo fundo, será deixado uma abertura de bom tamanho, de forma a facilitar o desvire de toda a peça.

cesto de roupa pvcVamos à costura das laterais, que fechará toda a peça pelo lado avesso.

É bem simples, basta unir todas as aberturas (quatro no total) de ponta a ponta, ou seja, a costura fluirá de um fundo a outro.

cesto de roupa pvcAo desvirar pela abertura, teremos essa peça, que exibe costuras embutidas pela parte de dentro e pela parte de fora.

Então, é feito o primeiro teste, adequando-o na armação de tubos de PVC.

O lado correto é o que permite que se enrolem as alças principais para fora na armação, unindo os dois velcros.

cesto de roupa pvcChegou o momento das alças laterais.

Feita a verificação do lado correto (interno e externo), para colocá-las foi costurada na emenda dos cantos, pelo lado de fora do cesto, pois esse detalhe de sobra da costura esconderá a costura do colchete.

As quatro alças devem ser colocadas da mesma forma.

cesto de roupa pvcCosturar os colchetes nas alças de apoio, de forma que o colchete da ponta seja costurado juntamente com um botão no lado de fora.

A outra parte do colchete terá sua costura embutida debaixo daquela sobrinha de costura da alça.

E não se deve esquecer-se de costurar com o ponto invisível, a abertura deixada para o desvire.

E assim, terminamos mais um passo a passo. Se houver preferência, pode-se pintar com tinta spray com a cor desejada, a armação de tubos de PVC.

cesto de roupa pvc
O cesto de tecido é totalmente lavável, porém o cesto deve ser colocado num local que não contenha água no chão. Se isso não for possível, basta colocar sobre a base de tubos que está no chão, um apoio de madeira.