Um centro de mesa feito com a técnica de unir os paninhos – o famoso patchwork![clear]
Desta vez, a união foi pensada em tecidos com estampas nas cores do Natal: os clássicos – vermelho e verde e, para complementar o amarelo.
Os tecidos intermediários trazem as três cores em sua composição. Para esta peça, é ideal que sejam usados tecidos contrastantes.
[h2 type=”2″ width=””]Material[/h2]
- Tecidos de algodão com as estampas em vermelho, verde e amarelo;
- Linhas de costura nas mesmas cores;
- Manta acrílica;
- Régua;
- Tesoura;
- Lápis;
- Máquina de costura;
- Cola pano.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Medidas, Quantidade e Pré Montagem[/h2]
Foram utilizados 48 quadradinhos de tecido na medida de 11cm por 11cm em 6 estampas diferentes.
Assim, recortar então 8 quadradinhos de cada estampa.
Nessa quantidade e medidas foi elaborada uma peça de 1,07 cm de comprimento por 37 cm de largura.[divider]
A montagem pode ser feita da forma que mais agradar.
Para esta peça, a ideia foi dispor as cores de forma a criar uma harmonia entre estes tons intensos com atenção à complementaridade do vermelho e verde, que por opção foram deixados juntos e, para alegrar, o amarelo foi disposto de forma a saltitar na peça.[divider]
Para juntar, a opção mais fácil é pelas fileiras menores.
Então, foram juntados de 4 em 4 quadradinhos seguindo a sequencia de costura, para que fiquem como na pré-montagem.
Uma dica: ao elaborar uma montagem, tirar uma foto para que não se perca a sequência.
[h2 type=”2″ width=””]Modo de Fazer[/h2]
O momento da costura torna-se facilitado se começarmos por alguma ordem, seja crescente ou decrescente, pois aleatoriamente mesmo que identificadas as fileiras, torna-se um pouco mais complicado para conferir com a pré-montagem.
Depois de costurar pelas fileiras menores, ainda deve-se manter a sequencia, conforme demonstrado. A união das tiras de quadradinhos deve seguir a numeração deixada e sempre conferindo com a foto da pré-montagem.[divider]
Depois de feita a primeira parte é hora de juntar a manta acrílica, recortando-a um pouco maior do que o tecido formado, alfinetando cada quadradinho para que nada saia do lugar.[divider]
Para a costura de união do tecido com a manta foi utilizado o ponto zigue-zague bem miudinho na proporção de 1,5 de altura por 1.0 de largura com a linha de costura amarela que fez a iluminação precisa nas emendas.
Essa costura foi passada por todas as emendas.[divider]
A hora de acrescentar o forro chegou. A cor escolhida foi o verde, porém ficaria muito bom com o vermelho também.
Recortar o tecido no tamanho do tecido formado em patchwork, deixando uma pequena sobra, alfinetando nos quadradinhos como foi feito com a manta, para que nada saia do lugar.
A costura desta vez, por opção foi feita somente nos pontos de união entre os quadradinhos, onde à máquina, segurando o tecido no mesmo lugar foi feito um ponto de linha que na parte cima ficou verde e na bobina foi colocada a linha vermelha para contrastar com o verde.
Passa-se também uma costura em toda a volta.[divider]
E o acabamento charmoso é feto com a mesma cor do verso e no caso foi utilizado o viés verde bem próximo da tonalidade do tecido.
A costura do viés deve ser feita com todo o cuidado e carinho de forma a prevalecer a beleza dos quadradinhos unidos.
[h2 type=”2″ width=””]Finalização[/h2]
Este é o verso com os pontinhos em vermelho e uma dica é passar um pingo de cola pano em cada pontinho vermelho evitando assim que se desfie facilmente.
Pode também ser usada a criatividade e pintar florezinhas nos pontinhos, dando um charme e valor ao verso da peça também.
Aí está, mais uma peça confeccionada com todo cuidado e carinho. A união de paninhos pode trazer muita surpresa de cores e formas e neste caso com a inspiração do natal as ideias brotam se cessar.