Capa para Tesouras

Escrito por

Se você trabalha com artesanato em geral e com costura ou decoupage em particular, vai precisar de um lugar seguro e exclusivo para guardar suas tesouras. Acompanhe nosso passo a passo e faça uma a partir de tecidos estampados.

Capas para tesouras as mantém seguras para quem as usa – além de bem conservadas. Veja como fazer uma capa para a sua.

Material

  • Tecidos de estampas diferentes
  • Manta acrílica
  • Elástico colorido
  • Botões coloridos
  • Esquadro
  • Tesoura

Modo de Fazer

capa para tesourasCom auxílio do esquadro, recorte um retângulo medindo 30cmX23,5cm num dos tecidos. Use-o como molde para recortar o outro tecido e a manta acrílica.

capa para tesourasCaso queira reduzir o tamanho do porta-tesoura, é necessário manter as proporções, para que não fique largo, estreito ou curto demais, depois.

Para isso, desenhe um retângulo de 30cmX23,5 numa folha de papel e trace uma linha diagonal ligando o canto esquerdo inferior e o direito superior, como mostra o desenho.

Trace linhas horizontais e verticais paralelas às do retângulo ligadas a essa diagonal. Assim, você conseguirá outros tamanhos.

Joana – grande dica ela está dando aqui. Coloque legenda na imagem no estilo como aumentar ou diminuir uma imagem mantendo as proporções. Coloque alt na imagem “como fazer retângulos proporcionais. Insira uma h3 aqui: Como fazer retângulos proporcionais.

capa para tesourasVoltando ao porta-tesouras, junte os dois tecidos, deixando os lados avessos para fora. Cubra um deles com a manta acrílica e prenda com alfinetes.

Costure toda a volta, deixando apenas uma abertura de uns dez centímetros num dos lados. Corte os cantos, antes de revirar.

capa para tesourasRevire o retângulo, vire para dentro a sobra de tecido da abertura e feche com pontos invisíveis, à mão.

capa para tesourasFaça um pesponto em toda a volta. Aproveite para enfeitar um pouco o porta-tesoura, com linha contrastante e um ponto bem bonito.

Agora vem a parte divertida! Estenda o retângulo com o “forro” para cima e dobre o canto esquerdo superior para baixo uns dez centímetros, fazendo um ângulo de 45 graus.

Observe que o canto não chega até a borda oposta, deixando um espaço de mais ou menos 1cm e que a ponta, embaixo, também foi presa com um alfinete. Costure com pontos invisíveis.

Finalizando a Capa para Tesouras

capa para tesourasAgora dobre a outra ponta, a partir do ponto onde você costurou a primeira.

capa para tesourasFaça a terceira divisão dobrando a ponta que sobrou.

Se quiser, enfeite com um botão ou um fuxico.

capa para tesourasMas não podemos esquecer que o porta-tesouras precisa de uma alça para pendurar.

Use um elástico colorido ou uma fita mimosa e esconda as pontas com um botão bem bonito.

Seu porta-tesouras está pronto! Agora, que tal usar o que aprendeu para fazer um estojo para seus alicates e apetrechos de unha? Ou para ferramentas pequenas?

capa para tesouras