caixa cartonagemA colagem do tecido é feita com a cola branca, utilizando o rolinho de espuma para que se possa espalhar adequadamente a cola em toda a extensão do papel.

A colagem é feita começando-se pelo fundo, depois cola-se a parte da frente e a parte de trás e por fim a tampa.

É preciso fazer um pequeno corte nos cantos para facilitar a dobra e colagem.

Nas laterais, primeiro colar as partes para dentro e só depois colar na caixa, dessa forma será dado um melhor acabamento para a parte externa da caixa.

caixa cartonagemPassar a cola com o rolinho de espuma em todo o papel colando no tecido pelo avesso, tomando o cuidado de deixar o tecido bem esticadinho.

Nessa parte, como nas outras, é preciso paciência e fica tudo certinho.

caixa cartonagemPara encaixar a parte interna na caixa externa basta dobrar o papel do lado contrário, ou seja, do lado direito do tecido.

Comece a colagem pelo fundo e depois cole a parte da frente e de trás e por último as laterais com muito cuidado e paciência evitando imperfeições.

caixa cartonagemA colagem se inicia pelo fundo também e com a colagem da beiradinha na parte de trás da caixa, depois cola-se o tecido na parte da frente.

Com um lápis, faz-se a marcação dos cantinhos internos na caixa para que se possa fazer os recortes, facilitando a colagem, conforme demonstrado a seguir.

A colagem feita por partes deixa a caixa esse trabalho tão minucioso o mais perfeito possível.

Ficando dessa forma. As manchas da cola que vazam o tecido, não tem necessidade de preocupação, uma vez que seca e volta tudo ao normal.

caixa cartonagem

Para encapar as divisórias recortadas no tecido cartolina, cortar os cantinhos tirando um “V” para que haja aglomeração de tecido.

caixa cartonagemPara as divisórias internas será necessário recortar mais uma vez a medida do papel paraná, para deixar um acabamento bom.

Unir com a cola branca as duas partes, formando uma divisória mais grossa e resistente.

Aquela tirinha será colada dessa forma, fazendo o contorno em quase toda a extensão, onde vai sobrar a parte que será colada no fundo.

caixa cartonagem

 

As quatro partes feitas através do papel cartolina farão o acabamento lateral das divisórias internas, ficando essa maravilha demonstrada na foto.

caixa cartonagemCom cola em abundância, colar as divisórias.

Aquelas duas partes lilás feitas do papel cartolina foram coladas internamente, conforme demonstrado.

Após a colagem, colocar fitas crepe assegurando que nada saia do lugar e esperar cerca de 4 horas para a secagem completa.

caixa cartonagemO puxador para essa caixa foi feito com fita de cetim fininha e um botão.

Cola-se o puxador da forma que se quer que fique no centro da tampa e ainda coloca-se um pedaço de fita crepe para maior segurança.

Na emenda da caixa com a tampa é bom que seja colado uma tira de tecido, deixando o local mais resistente ao abre e fecha.

caixa cartonagemChegamos ao clímax do passo a passo: a união das caixas.

Para ajustar, deixar o fundo da caixa com divisórias na emenda da tampa, fazendo assim com que se movimente corretamente.

Usar e abusar da cola nesse momento e depois colocar as fitas crepe para as caixas fiquem fixas e deixar secar por umas 4 horas, só então retirar a fita crepe.

E assim ficou a caixa organizadora aberta, feita com técnica da cartonagem projetada.

caixa cartonagem
Muito obrigada pela companhia neste passo a passo. Até a próxima.