Caixa MDF com Stencil

Escrito por

 

Caixas são sempre uma boa saída para organizar objetos – sem contar que, além de práticas, elas podem ser decorativas.

Que tal criar uma caixa personalizada, exclusiva, feita por você mesmo? Aqui nós ensinamos a customizar uma de MDF usando moldes de stencil. Veja como é fácil e divertido de fazer!

 

Materiais necessários:

  • Uma caixa MDF do tamanho de sua preferência
  • Folha de lixa para madeira granulação 100
  • Base Acrílica para artesanato (Acrilex)
  • Tinta fosca para artesanato (Acrilex) nas cores: (835) Saara, (545) Verde Oliva e (540) Preto
  • Stencil plástico para pintura (Opa)

Motivo Cartas 14×14:

  • Rolo de espuma (Condor)
  • Pincel macio (Tigre)
  • Pedaço de esponja de coxinha

 

caixa stencil

Modo de fazer

caixa stencil 2

Para iniciar sua peça você deverá lixar toda a sua superfície (por dentro e por fora). Isso resulta em uma superfície lisa.

Após lixar limpe toda a sua peça com um pano para retirar todo o pó. Passe uma demão de base acrílica em toda a peça e espere secar.

Após a secagem, pintar a peça nas cores escolhidas. Neste caso estamos utilizando “Saara” e “Verde Oliva”. Passe duas demãos para uma cobertura perfeita da cor – mas lembre-se de que você deverá esperar a secagem da tinta de uma demão para outra.

Dica: Utilize um pincel para pintar os cantinhos.

caixa stencil

 

Caso queira deixar sua caixa com um aspecto envelhecido, este é o momento em que você poderá lixar a peça somente em alguns lugares.

Depois que a peça estiver toda pintada é a hora de decorar com o stencil. Para isso você irá precisar de um pedaço de esponja de cozinha e uma bandeja para colocar a tinta preta.

caixa stencil

 

Molhe a parte amarela da esponja com a tinta preta e retire todo o excesso de tinta.

Dica: Carimbe a esponja na bandeja para retirar todo o excesso possível. Se você carimbar com muita tinta, sua peça ficará manchada e o desenho, deformado.

caixa stencil 4Para carimbar sua peça você deverá colocar o stencil no local desejado e segurar bem para que não sair do lugar. Se sentir dificuldade, coloque um pequeno pedaço de fita crepe para fixar no local.

Com muito cuidado comece a dar leves batidas no stencil. Evite bater muitas vezes no mesmo lugar pois a tinta pode vazar e estragar seu trabalho.

Para limpar seu stencil você deverá lavar cuidadosamente com água e sabão (de PH neutro), retirando toda a tinta. Para secar, utilize um papel absorvente.

Dica: Nunca dobre o seu stencil. Isso o deformará e você irá perdê-lo.

Sua caixa para cartas está pronta!

Escrito por Suélen Silva, pedagoga especialista em informática educativa e apaixonada por artesanato e fotografia.