Que o bordado livre é uma forma de arte nós já sabemos. Mas há o bordado artístico em si, criado unicamente para instigar a imaginação e as emoções como a arte contemporânea faz em museus e exposições. Quantas artesãs não sentem vontade de extrapolar um pouquinho o aspecto funcional e decorativo de seus trabalhos, não é? Conheça a seguir um pouco desse universo e seus artistas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Bordado Artístico Abstrato[/h2]
A arte abstrata é mais sobre impressões e emoções. Ela tem sido feita por meio de pintura, escultura, desenhos. Mas o bordado, tradicionalmente usado para criar temas concretos (plantas, animais, etc), também começa a explorar esse estilo.
Outros materiais, tais como tecidos, contas, pequenos objetos, papel e até restos de plantas são utilizados. Os relevos são frequentes. A arte salta dos bastidores.
Os artistas têxteis que criam bordados abstratos nem sempre possuem uma ideia totalmente definida na mente. Portanto não se preocupe em adivinhar o que vê. Na verdade você está livre para atribuir à arte o seu próprio significado.[divider]
O bordado artístico é tão livre que pode transformar um pano rasgado numa peça de arte super curiosa. Aqui, além do bordado, um crochê bem assimétrico tece uma rede nos furos.
Se você reparar bem trata-se de uma rosa vermelha rodeadas de outras menores no que seria um jardim verde. Representadas num “vitral de fios”.
Artístico pode ser muito divertido e surpreendente![divider]
Bordado livre é sobre isso: dar asas à interpretação. E mesmo plano ele pode parecer tridimensional.
Você enxerga alguma coisa sobre este bordado? Eu vejo uma imagem aérea de uma praia com diferentes profundidades e um recife de coral.
Para o artista de bordado o simples ato de perfurar a superfície e criar algo bonito de se ver já é uma grande forma de expressão.[divider]
Um pano manchado serviu de ponto de partida para um belo bordado artístico orgânico. Que é uma linha muito explorada pelos artesãos-artistas.
Você pode visualizar um coral marinho ou vasos sanguíneos. Ou o que mais você quiser.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Bordado Usando Material Vegetal[/h2]
O bordado também pode ser considerado artístico quando avança nos materiais e emprega restos vegetais, como folhas e galhos. Além de orgânico!
O resultado pode ser muito poético. Se você borda verá que a técnica usada aqui não tem muito mistério: os galhos simplesmente foram presos a um fundo de pano com os fios.
Assim como os quadros tradicionais, a peça é também decorativa e pode ser exposta numa parede da casa.[divider]
Pequenas esculturas com folhas são tecnicamente delicadíssimas de fazer. Tanto a linha quanto a agulha precisaram ser as mais finas possível, para não acabar rasgando a superfície.[divider]
Exigem habilidade e delicadeza de artista.
Aqui a ideia de uma flor bordada sobre uma folha verdadeira reforça a temática botânica.
Até mais do que a pintura, escultura ou desenho, o bordado artístico, por já ter essa característica romântica da linha, bastidor e agulha, leva a resultados muito poéticos.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Bordado: da Folha para o Papel[/h2]
Um dos tipos de bordado artístico mais populares é o sobre papel. Você pode escolher um objeto ou uma paisagem de uma revista, imprimir da internet, sobre uma foto antiga ou arte que você tenha feito.
Muitas pessoas que podem sentir dificuldade em bordar sobre tecido migram para o papel. Principalmente criando geometrias que partem de um único ponto e se distribuem em linhas retas.
O resultado sempre é fascinante![divider]
Com um pouco mais experiência as linhas acabam interferindo diretamente sobre a própria paisagem.
É uma forma de tornar mais abstrato um pedaço da foto.[divider]
A técnica inclui colar a imagem sobre um papel com gramatura 400, bem grosso, ou papel pluma. Em ambos os casos é necessário planejar o bordado antes de colocar a mão na massa.
Isso porque é preciso perfurar previamente a superfície de acordo com o efeito desejado. Afinal, ao contrário do tecido, é impossível ver por trás o local exato por onde a agulha vai sair.[divider]
Não existem regras para bordar sobre papel. Dá para usar desde linha de máquina de costura até fitas de cetim. O importante é que a passagem pelos orifícios não acabe danificando a imagem.
Bordar sobre papel dá um toque inusitado a um desenho que você tenha criado. Ou colagem manual.[divider]
Você pode transformar uma figura linda com novas camadas de criatividade.[divider]
Uma modalidade muito admirada é o bordado sobre composições scrap, que unem pedaços de publicações, fotografias e até mesmo rótulos de produtos.
Aqui vemos uma combinação de páginas de livros com papel vegetal, que prendem expressões recortadas numa espécie de bolso.
O resultado une a modernidade com o lirismo.