Bolsa Organizadora de Brinquedos Dupla Função

Escrito por

Esse passo a passo de hoje foi pensado na praticidade de brincar e guardar os brinquedos no mesmo lugar com essa bolsa organizadora de tecido com zíperes nos quatro cantos.

Acabou de brincar, é só fechar os zíperes e já está tudo guardado!

Vamos ver como se faz.

Material

  • Um quadrado de tecido gorgurão, medindo 1,25 cm por 1,25 cm, sendo escolhido para essa caixa a cor azul marinho liso. Foi escolhido o gorgurão por ser um tecido mais resistente, essa medida será utilizada na parte de dentro da caixa;
  • Quatro retângulos de tecido gorgurão, medindo 38 cm por 48 cm, sendo escolhido para esses recortes, um tecido estampado, pois será a parte de fora da caixa;
  • Oito retângulos de manta acrílica, medindo 38 cm por 48 cm. Será utilizado dois retângulos de manta para cada retângulo do tecido gorgurão estampado;
  • Um quadrado de tecido gorgurão azul marinho (a mesma cor da parte de dentro da caixa) medindo 48 cm por 48 cm. Esse quadrado será o fundo externo da caixa;
  • Dois quadrados de manta acrílica, medindo 48 cm por 48 cm, para ser utilizado no fundo da caixa;
  • Oito retângulos de tecido gorgurão azul marinho, medindo 9 cm por 38 cm, que será o acabando das laterais da caixa onde serão costurados os zíperes;
  • Dois retângulos de tecido gorgurão vermelho ou pode também ser a cor azul marinho, medindo 13 cm por 35 cm, para a confecção das alças da caixa;
  • Quatro zíperes na cor azul marinho, medindo 30 cm;
  • Linha par costura nas cores vermelho e azul;
  • Régua;
  • Lápis ou giz para marcar o tecido;
  • Alfinetes;
  • Agulha de costura;
  • Máquina de costura, utilizando a agulha nº 14, ponto reto e decorativo para o detalhe dos zíperes.

Modo de Fazer

bolsa brinquedoRecortado o tecido conforme as medidas descritas acima, formar os conjuntos com um retângulo de tecido gorgurão estampado mais dois retângulos de manta acrílica, formando então quatro conjuntos de retângulo.

Formar também o conjunto com o quadrado menor do tecido do fundo externo da caixa mais os dois quadrados de manta acrílica.

bolsa brinquedoDepois de formados os conjuntos de retângulos é necessário alfinetar para que as partes não se separem, daí passar uma costura com o ponto reto em toda a volta e fazer uns traços em curva através do quilte livre para que manta e tecido fiquem grudados.

No conjunto de quadrados do tecido azul marinho e manta, passar uma costura com o ponto reto em toda a volta e com o mesmo ponto traçar retas de canto a canto e centrais.

bolsa brinquedo

 

Com o retângulo de 9 cm por 38 cm costurar, fazer o acabamento do lado menor (38 cm), preparando assim o local em que será costurado o zíper.

bolsa brinquedoDepois de costuradas as laterais, é hora de unir as partes formando uma cruz, conforme demonstrado na foto.

Ficando assim, unidos os retângulos ao quadrado.

bolsa brinquedoCom o retângulo do tecido gorgurão vermelho (neste caso), dobrar o tecido pela parte mais estreita em três partes, sendo que a última dobra será novamente dobrada ao meio para que possa ser costurada a alça.

Aqui na foto aparecem quatro medidas para as alças, porém foram utilizadas somente duas.

bolsa brinquedoPosicionando a alça em lados opostos, com alfinetes para que se possa passar a costura, se houver preferência, pode ser alinhavado para que se possa retirar os alfinetes na hora da costura.

Ao costurar, reforçar cada volta, para que fique bem resistente.

bolsa brinquedoNas laterais com o acabamento em azul marinho, posicionar o zíper com alfinetes.

Fazer esse passo em todos os cantos, posicionando assim os quatro zíperes.
Cuidado com os alfinetes, pois vira e mexe acontece uma furadinha nos dedos.

Depois de alfinetar, alinhavar tudo para que na hora da costura não ocorram ferimentos devido ao uso de alfinetes.