Como Fazer o Peixe do Bilboquê

bilboqueEncaixar o rabo do peixe é uma tarefa um pouquinho complicada, mas é o melhor jeito de colocar a cauda na bola de pingue-pongue, sem que ela se solte depois.

Faça com o lápis um risco de uns 2 cm, cortado por dois pequenos riscos horizontais, de preferência sobre o “risco de solda” da bola (a área onde as duas metades foram unidas).

Corte cuidadosamente com o estilete.
Remova um pedacinho da bola, o suficiente apenas para introduzir o EVA.

bilboqueColoque o rabo na fenda e prenda com dois pingos de cola quente nas extremidades.

bilboquePara fazer os olhos, use como molde o plástico de uma aspirina e com o palito de churrasco desenhe os olhos sobre um EVA branco.

Depois remova um pouco as bordas, com a tesoura de ponta curva, até ficar do tamanho desejado. Use este disco obtido para fazer o segundo olho.

Para as pupilas, basta passar tinta preta na extremidade sem ponta do palito e usá-lo como carimbo. Cole as barbatanas (ver molde), olhos e boca.

A barbatana dorsal é uma tirinha de EVA e os lábios do peixe são duas meia-luas cortadas facilmente com a tesourinha de ponta curva.
Faça um furo na boca do peixe com a agulha e introduza o fio que prendeu na tampa.

bilboqueRetire a agulha perto da cauda, faça um nozinho no fio, corte e prenda-o com uma gotinha de cola quente.

bilboque

Para um toque final no acabamento, cole uma pequena tira de EVA no gargalo, logo abaixo da tampa. E pronto!

Como Brincar com o Bilboquê

bilboqueO objetivo do bilboquê é fazer o peixe cair dentro do “aquário”.

Segure a peça pela base (o gargalo) e impulsione o peixinho, movendo o braço para cima. Faça movimentos bruscos e curtos.