Como Usar Argila Profissional (Modelling Clay)

Original: https://www.fazfacil.com.br/artesanato/argila-profissional-clay/ Escrito por

Mundialmente conhecida como “modelling clay”, a argila profissional, ou “clay”, é uma massa de modelar à base de óleo. Você pode criar qualquer tipo de modelagem que você quiser, desde a de um chaveiro até uma escultura em tamanho natural de uma pessoa. Tudo o que você precisa é de imaginação!

Existem algumas massas de modelar escolares que também são à base de óleo. Elas não são as mais usadas pelos profissionais da escultura ou animação stop motion.

Existem, inclusive, argilas à base de óleo. A maioria das marcas de clay profissional é importada.

O Trabalho com Argila Profissional Clay

argila profissionalA argila é bastante comum no Brasil. É um material barato que pode ser usado de produtos cosméticos à esculturas. No entanto a argila certa para moldar objetos profissionalmente é à base de óleo. Se assemelha à massinha de modelar infantil.

Ela pode ser encontrada em diferentes cores, tais como vermelha, branca, amarela ou verde. Ou então pode-se pintar e customizar de acordo com a vontade do artesão.

É possível criar desde um objeto básico até fazer uma estátua realista. Tudo depende da técnica.

A diferença entre a argila e a cerâmica é que a primeira atua como material principal. Ou seja, não é preciso misturá-la a nenhum outro item. Além disso ela seca naturalmente, apenas em contato com o ar. A cerâmica já requer o processo de queima.

Dicas para Esculpir com Argila Profissional

Busque uma superfície bem lisa e limpinha, não porosa. Retire da embalagem apenas a quantidade de massa que precisar. Se necessitar de mais, retire aos poucos. Guarde o resto bem embalado, para não secar antes de ser usado.

Amasse a argila antes de começar a esculpir. Assim você a esquenta um pouco, o que facilita o trabalho. Quando terminar, coloque-o para secar numa superfície sem porosidade. De preferência longe da poeira e da umidade.

Ela demora cerca de 24 horas para ficar totalmente seca.

Vídeos: Trabalhos Usando Oil Clay

Parte 1: Como aplicar o clay sobre uma forma

Parte 2:

Parte 3:

Parte 4:

Parte 5:

Parte 6:

Parte 7:

Parte 8:

Parte 9: