Argila para Modelagem e Esculturas: Como Guardar e Recuperar

Escrito por

Encontrada abundantemente na natureza, nas margens dos rios, nos manguezais e outros lugares, há milênios a argila é usada pelo homem para representações artísticas e até mesmo na produção de utensílios. Veja a seguir como tirar o melhor proveito dela.

Extremamente barata e fácil de manipular, a argila tem uma enorme elasticidade. Ela permite a execução de trabalhos dos mais delicados (esculturas) aos mais rudes (utensílios de cozinha e jardinagem).

Pode ser reciclada e mantida em seu estado natural por anos, somente exigindo um pouco de cuidado e umidade.

Como Guardar e Cuidar da Argila Natural

Se estiver ressecada ou endurecida, deve-se colocar a argila imersa em água por alguns dias. De preferência em pequenos pedaços.

Caso esteja molhada ou mole de mais, sem plasticidade (quando a argila não quer largar das mãos), pega-se uma quantidade suficiente para fazer um quadrado. Bata-a insistentemente contra uma tábua ou qualquer superfície que possa ser molhada.

Mude os lados até sair o excedente da água. Aproveita-se para retirar também as impurezas que apareçam, como restos de gesso, gravetos e pedras.

Como Recuperar Argila Guardada por Muito Tempo

argilaUma vez que a bola ou quadrado tenha adquirido plasticidade, enfie um dedo no meio da argila ou nos cantos. Atravesse o material quase totalmente. Encha essa cavidade com água.

Tape em seguida o buraco com um pedacinho de argila, mantendo assim a água presa no interior e retendo a umidade.

O número de buracos depende se quer a argila mais ou menos úmida, não é muito importante. Você descobrirá com a prática o que é melhor.
Depois coloca-se a bola ou quadrado envolta em plástico (para não deixar o ar entrar), num lugar fresco, longe do sol… e pronto!

A duração da argila é praticamente infinita. O processo de umedecê-la é uma constante num atelier. Agindo assim a argila estará pronta esperando para realizar suas ideias artísticas.

Apesar da argila ser um excelente material, usado há milênios, não esqueça que pode ser substituída por massa escolar ou massa de modelar para trabalhos manuais.

As massas de modelar são encontradas em qualquer papelaria, Ou ainda em lojas voltadas para as artes plásticas, principalmente para executar pequenas peças.