Acredite, é totalmente possível reproduzir o efeito do vidro jateado em casa. O mercado já oferece aos artesãos e consumidores comuns produtos que fosqueiam copos, vasos, garrafas e até mesmo janelas e box de banheiro. Confira a seguir quais são eles, como usá-los e algumas ideias para soltar a imaginação. É fácil, barato e ótimo para reciclar uma peça velha de vidro.[clear]
A pasta, o verniz e o spray fosqueantes são produtos que permitem a obtenção do efeito jateado num vidro.
Seus resultados são praticamente idênticos. Eles funcionam à mão livre, com a utilização de fitas adesivas, máscaras, gabaritos tipo stencil e em aplicações de serigrafia.
Você poderá fosquear, por exemplo, um copo inteiro e deixar a imagem em vidro normal. Ou ao contrário: fosquear apenas a imagem pretendida.
Antes e aplicá-los, lave bem a região de aplicação do produto com água e sabão. Seque e passe um pouco de vinagre. É preciso eliminar qualquer sinal de poeira, água ou gordura.
Também é possível fosquear o vidro com folhas vinílicas adesivas.
[h2 type=”2″ width=””]Fosquear Vidros: Pasta Fosqueante[/h2]
A pasta fosqueante é um ácido leve que desgasta a película polida do vidro. Ele é permanente, por isso é importante planejar bem a forma que você deseja imprimir à superfície.
Ao aplicar a pasta fosqueante, utilize uma espátula de plástico ou madeira – nunca vidro ou metal. Este oxida o produto, neutralizando sua ação. Use luvas de borracha e máscara, ou trabalhe num local ventilado.
A pasta produtos levam apenas cerca de 3 minutos para agir satisfatoriamente. Em seguida, enxaguar com água corrente. Não precisa de nenhum tipo de acabamento.
Também pode ser usada sobre vidro temperado e espelhos.
É transparente. Portanto reproduz, de forma “jateada”, a coloração da peça original.
[h2 type=”2″ width=””]Verniz Fosqueante[/h2]
Já o verniz fosqueante, ou verniz vitral fosco, funciona como um esmalte e exige tempo de descanso e eventualmente outros produtos para acabamento. Também pode soltar com o tempo, devolvendo o vidro à sua versão original.
Ele deve ser aplicado com um pincel ou com uma esponja macia, em batidinhas leves. Vem em diversas cores.
Pode ser usado também em peças de cerâmica e porcelana. Vem em diferentes cores.
[h2 type=”2″ width=””]Para Jatear Vidros Maiores, Spray Fosqueante[/h2]
Sim, ainda existe a versão em spray da pasta fosqueante. É mais difícil de encontrar no mercado físico, então tente a internet – incluindo sites internacionais de artesanato.
Ele é perfeito para fosquear áreas maiores, como vidros de janelas, portas ou box de banheiro, por exemplo.
Aqui o segredo é cobrir molduras e batentes com fita crepe. Caso contrário eles também receberão o produto.
Procure, ainda, forrar as paredes ao redor com plástico, de modo que não ocorra o mesmo.
O spray fosqueante libera gases nocivos, então a máscara contra partículas é indispensável. Assim como os óculos protetores e as luvas de borracha.
Também sempre é possível criar padrões geométricos utilizando a mesma fita crepe.
Chacoalhe a lata por um ou dois minutos. Faça um teste sobre um papelão para ver se o spray já está saindo de maneira uniforme ou se precisa ser agitado por mais tempo.
Chegado o momento de fosquear a superfície, mantenha uma distância de 30 centímetros do spray. Borrife continuamente da esquerda para a direita e vice versa.
O fosqueado aparece na janela de cinco a dez minutos após a aplicação. Ao secar, o que pode levar cinco minutos, você poderá passar mais demãos. Até chegar no grau de fosqueamento desejado.
Vale lembrar que a luz externa penetra um pouco menos no ambiente conforme o grau de fosqueamento. No entanto a privacidade é aumentada.
Terminado o serviço, use um selador acrílico sobre a área fosqueada. Ele protegerá o trabalho.
Caso um dia você se canse do efeito, poderá retirar a camada fosqueada apenas com a ajuda de uma lâmina. E para limpar possíveis objetos atingidos pelo spray, utilize aguarrás para retirar.
[h2 type=”2″ width=””]Folhas Adesivas Vinílicas para Fosquear Vidros[/h2]
Por fim há a opção das folhas adesivas em vinil. Elas funcionam como um contact, só que foscas: basta colar sobre a superfície do vidro. Que, neste caso, deve ser totalmente plana.
Você poderá aplicá-la inteiriça, cobrindo todo o vidro, ou parte dele. Poderá também criar formas geométricas recortadas anteriormente e aplicar.