ponto hemstitching 4

 

Lace o restante, que, no caso do exemplo, foi de quatro fios finais.
Esconda a extremidade restante conforme explicado para o ponto peruano.

 

ponto hemstitching 5

Ao terminar a trama, o “hemstitching” deve ser executado novamente. 

Deste modo, ao terminar a última duíte, meça a quantidade de fio necessária e, com a agulha de tapeçaria, comece a costura, e lace o conjunto de fios, conforme as fotos.
Continue até o final e termine a costura, conforme já explicado anteriormente.

No “hemstistching” a definição de quantos conjuntos de fios serão formados é um detalhe importante.

Para isso, faça uma conta básica do número de fios na urdidura/nº possível de conjuntos, para que haja uma distribuição uniforme (ou a mais uniforme possível) de fios por conjunto, o que deixa as franjas esteticamente agradáveis e mais fáceis de serem finalizadas.

Acabamento com o ponto correntinha:

ponto correntinha 1

 

O ponto correntinha é muito fácil de ser aplicado, além de decorativo.

É ideal para trabalhos estreitos, tais como trilhos de mesa e cachecóis.

 

ponto correntinha 2Pode ser aplicado a qualquer largura. 

Mas lembre-se: é preciso observar que, já que é preciso segurar o fio por baixo do trabalho, para que a correntinha seja executada em cima (o fio é puxado de baixo para cima com a agulha de crochê, envolvendo os fios do urdume) pode ser bastante cansativo quando a largura é grande.

 

Terminada a carreira de correntinhas, arremate e esconda o fio na trama, conforme já explicado nos itens anteriores.

Ponto correntinha nos teares de pregos:

ponto correntinha 4

 

Em teares de pregos quadrados, retangulares, sextavados ou triangulares, uma prática comum, que adoto sempre, é fazer o ponto correntinha, em crochê, em toda a volta do trabalho antes de retirá-lo do tear.

 

ponto correntinha 5É uma forma bastante fácil e rápida de fixar a trama e conservar as alças dos pregos, para que possam ser utilizadas depois.

Dependendo do trabalho, é possível ir retirando as alças e arrematando diretamente, tais como xales, em teares triangulares; cachecóis, trilhos de mesa e tapetes em teares retangulares.

Esta ação, no entanto, vai diminuir a largura do trabalho em pelo menos 1 cm.

Tendo em mente que o processo de lavagem, citado mais adiante, pode levar a um encolhimento adicional, muitas vezes esta perda não é desejada.
Portanto é preciso calcular cuidadosamente qual será o tamanho desejado da peça, para não haver surpresas mais tarde!

Acreditem, falo de experiência própria…!

1
2
3
Professora universitária, artesã desde 2008, com publicações no site Revista Artesanato, e na revista Guia Básico do Tear Manual (2012). Embora seja admiradora da tecelagem complexa e seus desenhos, é na simplicidade e versatilidade dos teares de pregos a fonte onde busca inspiração para os mais variados trabalhos, que podem ser vistos em seu site Juntando Linhas e Trapos (http://www.juntandolinhasetrapos.com). Possui também um blog - Universo em Tramas (http://universoemtramas.blogspot.com), no qual descreve suas aventuras em tecelagem manual.