Delimitada pelo espaço entre muros, a horta caseira na grande maioria fica no jardim dos fundos.

Na horta caseira um dos elementos mais importante é o planejamento das hortaliças plantadas, dependendo do calendário do ano.

Tão importante quanto é saber planejar e delimitar bem o espaço disponível para os canteiros.

Tamanho Ideal para os Canteiros

horta canteiroOs canteiros mais simples são retangulares, com acesso pelos dois lados com 0,80 a 1,0 m de largura por 2,0 a 2,50 m de comprimento.

Canteiros muito largos dificultam o plantio, tratos culturais e colheita das plantas que ficam mais afastadas das bordas. Canteiros contra muros e cercas podem ter até uns 0,60 m de largura pela mesma razão.

Já canteiros muito longos tendem a cansar o jardineiro, que precisa caminhar mais para dar a volta.

É possível, ainda, usar bases de jornais velhos ou papelão para forrar os berços.

Passagem Entre os Canteiros

As passagens entre canteiros devem ter entre 0,40 e 0,50 m, facilitando o andar. 

Se for mais que esta medida irá propiciar desperdício de terreno cultivável e surgimento de inços.

A cobertura destes caminhos deve ser de caráter temporário, com serragem, areia grossa ou pedras fixas sem cimento.

Isto permite trocar o local dos canteiros, o que será vantajoso para exploração melhor do solo, podendo ser feito com intervalo entre 3 a 4 anos.

Evitar a colocação de pedriscos ou brita, que se enterram no solo com o pisoteio e que irão comprometer o solo quando for trocar a posição dos canteiros do espaço.

Proteja as Bordas do Canteiro

horta canteirosNa horta caseira muitos canteiros são delineados por pisos ou pedras cimentados num projeto fixo.

Se o canteiro é ao nível do chão, suas bordas necessitarão de proteção para evitar pisoteio sobre as plantas ali cultivadas.

Esta proteção pode ser de materiais como tijolos inteiros ou em pedaços, pedras, bambu cortado, garrafas plásticas, etc.

A garrafa plástica pode ser cortada ao meio, furando a parte inferior, enchendo de terra e cultivar cebolinhas ou plantas repelentes de insetos, por exemplo.

Também é possível, principalmente em hortas domésticas, a confecção de canteiros altos, facilitando plantio, tratos culturais e colheita.

Pessoas com problemas físicos poderão assim ter acesso fácil e uma ótima ocupação. Neste caso, as paredes poderão se de madeira ou alvenaria.

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.