Curiosidades

Madeiras de Exterior: Como Proteger Varandas e Jardins

Para garantir a durabilidade e o aspecto original de portas, janelas, decks, móveis e outras estruturas em madeiras de exterior, uma boa proteção é fundamental.

No geral, a maioria dos produtos desenvolvidos especificamente para o revestimento de madeiras são especiais. Possuem propriedades fungicidas e hidrorrepelentes.

No entanto, algumas variedades podem oferecer proteções específicas contra a ação dos raios ultravioleta (UV).

Os vernizes são os produtos mais conhecidos quanto se trata de proteção de madeira. Além de realçá-la, eles são resistentes a impactos, calor, abrasão e água.

Verniz

Vernizes para madeira podem ser feitos à base de solventes ou de água. Este é similar ao primeiro, porém menos tóxico.

Quando se trata de peças que estarão diretamente expostas à luz solar durante muito tempo, recomenda-se o uso de produtos com “filtro solar” duplo.

No entanto, vernizes com forte filtro solar, tendem a escurecer a madeira. De acordo com a maioria dos fabricantes, para usos exteriores, o ideal é aplicar três demãos do produto.

Outra opção é o stain, considerado por muitos arquitetos e fabricantes de móveis a melhor forma de proteger a madeira em ambientes externos.

Stain

O stain é um impregnante (ou seja, penetra nos veios da madeira) que protege as superfícies contra a umidade, sol e fungos.

Em comparação com o verniz, ele forma uma película bem fina que não descasca com o tempo e não trinca com a ação prolongada do sol e das chuvas. 

Afinal, ele penetra nas fibras e acompanha os movimentos da madeira. Se trata da melhor opção para os que querem preservar o aspecto mais natural das peças.

Instalação do vaso sanitário com caixa acoplado, como se faz?

Veja mais!