CURIOSIDADES

APRENDA A COMO REMOVER UM PAPEL DE PAREDE

Embora seja durável e de grande aderência à superfície, é possível retirar um papel de parede sem ajuda especializada.

Como o papel de parede atribui um grande impacto visual ao ambiente, você poderá eventualmente se cansar dele.

Papéis de parede velhos também podem estar danificados. Em ambos os casos, você poderá querer retirá-lo e repaginar o visual da casa.

A primeira coisa a fazer é afastar os móveis das paredes a serem trabalhadas. Acomode-os todos no centro do ambiente.

Em seguida, cubra o chão com jornal ou outro material protetor. Cuidado: panos podem deslizar conforme você se movimenta.

É importante saber do que a parede é feita, assim como o tipo de papel de parede que foi usado. A maior parte das paredes é feita de alvenaria, drywall ou gesso comum.

A alvenaria é a parede tradicional, feita de tijolo, cimento ou concreto. É a mais resistente e pode ser umedecida sem problemas.

O drywall é gesso coberto com uma espécie de papel, também conhecido como gesso encartonado; por isso, não possui alta resistência à água. 

O gesso comum é bem mais sólido e resiste à água com relativa tranquilidade.

Usando uma ferramenta especial para este fim, corte várias vezes e horizontalmente a superfície da parede. Cada corte deve ter uma distância de 20 a 25 centímetros entre si.

Em seguida, espalhe água quente com sabão sobre esses cortes, de cima para baixo. Você também pode optar por um removedor líquido de papel.

comesse a raspar a superfície com um raspador de paredes de lâmina flexível. A ideia é passá-lo por baixo da margem de cima das fendas horizontais, empurrando o papel úmido para a parte superior.

No caso de paredes de gesso ou drywall, o uso direto de líquidos é proibido. Faça as fendas conforme descrito no capítulo anterior e raspe moderadamente, ou descasque o papel de parede.

Instalação do vaso sanitário com caixa acoplado, como se faz?

Veja mais!