Pet

Como Regular o Funcionamento Intestinal dos Cães

Os cães também podem sofrer com problemas intestinais, sobretudo os filhotes e os animais idosos.

Alimentos de baixo valor nutricional, alimentos contaminados, farinhados, excesso de fibras, alergênicos, entre outros, podem causar doenças intestinais nos cães.

Evite Parasitas Intestinais nos Cães: Existe uma série de parasitas, popularmente chamados de “vermes”, que podem habitar o aparelho digestivo dos cachorros.

Os cães devem ser desparasitados de três a quatro vezes por ano, conforme as características da região onde vivem ou de acordo com o protocolo prescrito pelo médico veterinário.

Outras causas simples de problemas intestinais nos cães são o stress, mudanças de casa, viagem ou outras mudanças bruscas de rotina.

Em caso de diarreia: suspenda todo o alimento por pelo menos 7 a 8 horas. Ofereça água ou água de côco para manter o animal hidratado.

Volte com o alimento aos poucos, de preferência um alimento fácil de digerir como uma mistura de arroz com frango desfiado cozidos em água e sal, em pequena quantidade várias vezes ao dia.

Em caso de constipação: ofereça abóbora cozida ao animal, pura (se ele aceitar) ou misturada à alimentação normal.

Adicione azeite ou óleo de coco no alimento, na proporção de duas colheres de chá para cães pequenos, uma colher de sobremesa para cães médios e duas colheres de sobremesa para cães grandes e gigantes.

Se os sintomas de desconforto intestinal persistirem, procure um médico veterinário com urgência. Essas dicas também valem para os gatos.