Tendências em Profissões para o Futuro

Escrito por

O mundo muda rapidamente – e com ele as profissões. Afinal, a força de trabalho deve se adaptar aos novos horizontes que se abrem o tempo inteiro. Descubra agora quais as principais tendências para o futuro próximo.

Se você está pensando em qual carreira deve seguir – ou se pretende mudar de rumo -, vale a pena conhecer algumas profissões que estarão em ascensão nos próximos anos.

É uma ótima notícia para quem teme ingressar num mercado de trabalho saturado, com salários mais baixos e grande risco de desemprego. Pense diferente e assegure maior satisfação pessoal e financeira com as dicas a seguir.

Tendências de Carreira: Comunicação e Marketing

Quem estuda Comunicação pode ir muito além da redação de um jornal ou um estúdio de tevê. Além da própria internet, que está sempre sedenta por mais conteúdos de qualidade ou bons gestores de redes sociais, a tendência por storytellers só cresce.

homem sistemasO storytelling exige que o jornalista também possua alguma formação em Marketing. Ele deverá ser criativo o bastante para construir histórias que diferenciam a sua empresa, serviços e produtos dos demais. Envolvimento emocional gerará engajamento do consumidor.

O gestor de marketing para e-commerce não é exatamente uma novidade. Mas tende a crescer muito ainda. Isso porque o varejo tradicional está investindo pesadamente em presença online para vender mais.

E, ao mesmo tempo, os artesãos de diversos setores encontram no comércio eletrônico seu principal modo de realizar transações com seus clientes.

Apostas em Ciência e Tecnologia

Já pensou em usar informações genéticas para melhorar tratamentos clínicos de doenças e produzir remédios mais poderosos? Pois o bioinformacionista faz isso. Sua formação deverá incluir Medicina e Farmácia.

Um profissional com essa formação também poderá migrar para o setor de Biotecnologia. E mesmo chegar a cuidar da área de negócios dessa profissão.

Enquanto isso, o engenheiro hospitalar desenvolve equipamentos hospitalares de alta tecnologia. Isso promove tratamentos e cirurgias muito mais seguros e eficientes.

Mudando para o mundo dos negócios, especialistas em cloud computing tem um belo futuro diante deles. Com a informatização de praticamente qualquer atividade dentro de um negócio, o armazenamento de dados em nuvem (ou seja, em ambientes inteiramente online) é a palavra-chave dos próximos anos.

Afinal, com a mobilidade cada vez mais ganhando força, é importante acessar informações importantes de qualquer lugar.

O gestor de big data, por sua vez, precisa lidar com o trânsito e a interpretação do grande volume de informações digitais de uma determinada empresa. Ele não só deve armazenar os dados como também analisar seus conteúdos.
Aposte em graduações em Matemática, Tecnologia e Estatística.

Profissões do Futuro: Meio Ambiente

Diante de um progresso acelerado, é cada vez mais importante proteger o meio ambiente da exploração indiscriminada e dos resíduos da produção e do consumo.

Por isso, a carreira de engenheiro ambiental está cada vez mais em alta. É ele que consegue estabelecer a sustentabilidade nos setores industrial e da construção civil. Além de ecologicamente correto, a racionalização dos custos leva a uma lucratividade maior para as empresas.

homem caminhos

O gestor de ecorrelações precisa ser mais versátil. Ele combina o conhecimento técnico (engenharia) e legislativo (direito) ambiental e boa capacidade de administração e comunicação. Tudo num pacote só.

Já o gestor de resíduos cuida da produção de lixo por parte das indústrias. É uma carreira que lida com a seríssima questão do correto direcionamento dos resíduos e sua transformação em fonte de renda.

Saúde e Bem Estar

Trabalhar exaustivamente já se provou muito pouco saudável – e ineficiente. Entra a tendência do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e com ela a carreira de gestor de qualidade de vida.

São profissionais com formação em Recursos Humanos que entendem que os viciados em trabalho não são necessariamente mais produtivos. Na verdade, estão mais sujeitos a contaminar negativamente o clima corporativo e até mesmo adoecer mais facilmente.

Além disso, os jovens profissionais que entram no mercado de trabalho já não estão dispostos a dar a vida apenas para o trabalho. Para reter esses novos talentos, é importante dar a eles a garantia da qualidade de vida uma vez contratado.

Educação e Negócios

homem carreirasJá existe o entendimento de que apenas um curso de graduação não é suficiente para ir além na sua área profissional. Com foco nisso, o futuro próximo prevê o crescimento da educação continuada – e precisará de gestores especializados nisso.

Ele fará aconselhamentos não apenas a estudantes como também a colaboradores já empregados. Vai sugerir não apenas cursos de extensão e especialização como também de filmes, leituras e até mesmo viagens educacionais.

Uma vertente já bastante em alta são as funções de Ideation e Design Thinking. Que ajudam empresas como um todo a fazer diferente e aproveitar ao máximo o potencial de suas equipes.

No ramo do Direito estão os advogados societários, especialistas em fusões e aquisições de empresas. É um mercado que se expande com as crescentes operações corporativas nesse sentido. Falar inglês, compreendendo termos jurídicos, é essencial para esse advogado.