A técnica Pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo de um jeito muito curioso: ele começou a usar um timer de cozinha para organizar suas tarefas por meio da gestão do tempo. No idioma de seu inventor, “pomodoro” significa “tomate” – o formato do timer que ele tinha em casa. Quer descobrir a receita do sucesso Pomodoro? Vem com a gente que é prato feito![clear]
[h2 type=”2″ width=””]Técnica Pomodoro: O Conceito[/h2]
Imagine trazer o famoso timer em forma de tomate para a mesa do seu home office. Antes de acioná-lo, programe-o para um tempo de 25 minutos. Pronto: durante esse tempo você deverá estar 100% focado na atividade de trabalho.
O timer vai emitir uma campainha para avisar que é hora de um pequeno intervalo de 5 minutos.
Ou seja: a técnica se baseia na divisão do nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa. Isso melhora a agilidade do cérebro e estimula nosso foco.
[h2 type=”2″ width=””]A Prática Pomodoro[/h2]
Como já dissemos, você vai precisar de um timer de cozinha. Se quiser deixar tudo mais literal e divertido, sim, tente encontrar um em forma de tomate na internet!
Um cronômetro de contagem regressiva pode substituí-lo. Experimente o do seu celular.
Crie (ou imprima) uma “to-do list”, para separar as tarefas. E junte um lápis e uma borracha à receita do sucesso.
Então liste todas as atividades que você precisa cumprir no seu dia. Então, divida-as em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”), com intervalos de 5 minutos entre elas.
Quando o timer tocar marque as tarefas que foram totalmente concluídas no período. Se ainda estão em andamento, anote o status de seu trabalho (50% concluído, por exemplo).
Durante os intervalos, procure fazer coisas totalmente desligadas do trabalho.
A cada quatro ciclos (4 x 25 = 100 minutos, ou 1 hora e 40 minutos), faça uma pausa maior. Sugerimos sair dos 5 minutos para 15 – ou até 30 minutos.
Esses intervalos mais largos são importantes para “oxigenar” a sua cabeça e garante uma produtividade ainda bem afiada no próximo pomodoro.
Se quiser digitalizar a técnica, aposte em sites e apps como Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper ou Focus Keeper.
[h2 type=”2″ width=””]O Segredo do Sucesso da Técnica Pomodoro[/h2]
A técnica Pomodoro é uma das mais usadas no universo da produtividade e gestão do tempo, desde seu lançamento em 1992.
Além de ser fácil de aplicar, se adapta perfeitamente ao perfil de profissionais que não gostam de passar tempo demais trabalhando ininterruptamente.
Na verdade cada vez mais as profissões estão se dinamizando, e o Pomodoro vem acompanhando essa mudança.
Ele transforma tempo desperdiçado e distrações em tempo concentrado e produtivo. Além disso ela se adequou ao ambiente digital com extrema facilidade.
Consequentemente você vai desenvolver novas habilidades, tais como visualizar o tempo que leva para realizar cada tipo de tarefa e descobrir o que o leva às distrações.
Você também pode administrar seu tempo e produtividade nos estudos (os concurseiros adora tomates!), atividades domésticas e até mesmo hobbies.