Pode ser mais fácil gerir seu tempo e sua produtividade quando está em escritório. Mas e no caso de home office? A técnica Flow Time está entre uma das mais eficientes para se organizar pessoal e profissionalmente sem perder o foco. Saiba mais sobre ela e coloque-a em prática já.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Flow Time: Seus Pontos Fortes[/h2]
A técnica Flow Time determina períodos de total foco em tarefas estabelecidas para aquele dia, intercalando com intervalos para relaxar e se recuperar mentalmente. Isso garante maior produtividade nos períodos seguintes.
Ou seja: assim como outras técnica, tais como a Chunking e a Pomodoro, a Flow Time prima pela gestão do tempo. No entanto ela é menos rígida do que as demais.
Você não precisa fazer pausas dentro de espaços de tempo especificamente determinados. Ela é mais pessoal e flexível. “Flow Time” em inglês significa fluxo do tempo, sugerindo mais fluidez na administração do mesmo.
Portanto os blocos de trabalho nas tarefas podem variar de 10 a 90 minutos – mais abrangente que os 25 minutos da técnica Pomodoro, por exemplo. Isso evita que uma interrupção forçada desperdice um possível alto nível de concentração no trabalho.
Em outras palavras, imagine só que você alcançou o auge da produtividade sobre uma atividade e de repente precisa parar tudo para descansar? Para algumas pessoas retomar esse grande ritmo de atenção seja difícil depois do cafezinho.
A técnica flowtime resolve esse impasse. Se o tempo estipulado tiver se esgotado bastará reprogramar seu relógio para mais 15 minutos e continuar aproveitando seu estado de produtividade aguçado do momento.
Por outro lado, se você estiver dentro de um tempo onde deveria estar dando o seu melhor mas por algum motivo está mais disperso, a solução é parar durante o mesmo tempo em que tentou ser produtivo.
Ou seja, se você “enrolou” por 20 minutos, não continue se enganando. Pare imediatamente e dê-se 20 minutos de descanso.
[h2 type=”2″ width=””]A Flow Time na Prática[/h2]
Em primeiro lugar faça uma lista de todas as tarefas que precisa cumprir naquele dia. Como você está em home office, inclua as missões domésticas na sua linha do tempo, junto com as profissionais.
Como já mencionado, na prática a técnica Flow Time deve ser organizada em períodos entre 10 a 90 minutos. Você pode começar estimando em quanto tempo finalizará cada tarefa.
Caso você ainda esteja em alta produtividade ao final desse período sem ter concluído a atividade, continue focado no que está fazendo. Mas caso ache uma boa ideia pausar um pouco, não hesite em fazê-lo. Em seguida você voltará ao que estava fazendo com mais energia.
Um Flow Time de 40 minutos com foco ainda alto poderá ganhar mais 15 minutos de duração. Ao final desse prolongamento de 15 minutos, observe se sua atenção continua tão alta.
Seu Flow Time terá sido de 40+15, resultando num período total de 55 minutos. E sua pausa poderá durar de 10% a 50% do tempo total gasto, dependendo de quando você conseguir restabelecer o foco.