Dentre os caminhos para buscar emprego durante a pandemia o uso das redes sociais se sobressaem bastante. Afinal são plataformas onde você reúne amigos e contatos e pode se apresentar profissionalmente. As redes removem distâncias, promovem a visibilidade de suas capacidades e facilitam entrar em contato com empresas, estudos e cursos.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como se Apresentar nas Redes Sociaisna Hora de Buscar Emprego[/h2]
Mantenha um perfil positivo e com uma conduta aceitável. Se você possui postagens que não combinem muito com o que você tiver de melhor, apague-as.
Evite inserir muitas informações e fotos da sua vida pessoal. Mesmo em redes não exatamente profissionais divulgue no seu perfil um rápido currículo, como faculdade frequentada, profissão e idiomas, por exemplo.
Fale também sobre seus interesses – aqueles que agregam valor ao seu perfil. E não realize postagens que possam acabar soando como piada – e ganhando comentários como tal.
Cuide sempre da sua escrita. Nada de erros ortográficos! Observe sempre a norma culta do nosso idioma.
[h2 type=”2″ width=””]Como Usar Cada Rede Social para Buscar Emprego[/h2]
[h3 type=”2″]LinkedIn[/h3]
O LinkedIn é a principal rede social na hora de buscar emprego. Ela é especializada em carreiras e na montagem de um networking que facilita seu diálogo com profissionais do seu interesse.
O seu perfil já funciona como um currículo, que fica disponível aos usuários. Você pode solicitar recomendações e indicações de vagas e empregos.
Muitas empresas e recrutadores usam o LinkedIn em busca de profissionais específicos para determinadas vagas.
Possui hoje mais de 200 milhões de usuários em 200 países.
[h3 type=”2″]Facebook[/h3]
O Facebook é a maior rede social do mundo. Portanto não há como escapar dele.
E nem deveria. Afinal ele conta com muitos grupos de interesses específicos, incluindo os profissionais. Há diversos anúncios de vagas e empregos na sua região.
Participando delas você também vai conhecendo pessoas da sua área e montando um networking informal.
[h3 type=”2″]Twitter[/h3]
Nem só de tititi vive o Twitter. A plataforma conta com diversas empresas que divulgam vagas para encontrar possíveis funcionários.
O engajamento entre os usuários é também uma estratégia para uma boa indicação de emprego.
[h2 type=”2″ width=””]Outras Redes que Também Podem Funcionar[/h2]
Crie uma mensagem padrão se apresentando brevemente e envie para seus contatos de Whatsapp, Telegram e outros.
Diga que está em busca de uma recolocação e informe a área. Peça permissão para enviar um e-mail com seu CV e aguarde resposta.