Como redigir documentos

Escrever uma redação é, para muitos, algo assustador que carrega consigo um segredo indecifrável, mas na verdade não é nada disso.
Seguindo algumas dicas, é possível desenvolver uma redação funcional, com competência e estilo.

Como redigir documentos – como estruturar uma redação

É claro que não há um modelo normativo estabelecido para o modo de desenvolvimento de uma redação, mas há um tipo de redação padrão que funciona como uma espécie de garantia.

Como redigir documentos

Essa receita consiste em:

– Um parágrafo para introdução da ideia que será tratada – o parágrafo inicial

– Dois ou três para o desenvolvimento desta – nos quais é necessário escolher um ponto de vista para trabalhar e concatenar ideias em argumentos que sigam uma lógica, a fim de persuadir o leitor sobre a validade do ponto de vista apresentado

– Um final para a conclusão – síntese – de tudo o que foi dito até então.

O que evitar em uma redação

Certas coisas, como uma repetição acentuada de palavras, devem ser evitadas ao máximo para a criação de uma boa redação. Para esta, o uso de sinônimos ou expressões de mesmo sentido é uma boa solução.

Pela necessidade do tom formal exigido por uma redação, gírias não devem estar presentes, bem como erros de português.
Para evitar equívocos não é necessário saber o dicionário de cor e salteado, mas simplesmente evitar palavras que suscitem dúvida. 

Como redigir documentos. Seja objetivo!

Outra coisa essencial para o sucesso da redação é sua objetividade.

Ninguém – que certamente será obrigado a ler várias outros documentos – ficará satisfeito ao se deparar com textos que se repetem o tempo todo e afirmam coisas semelhantes de maneiras diferentes em sequência.

Assim, será a concisão do texto, junto à sua clareza de exposição e coerência de seus argumentos possibilitará uma redação bem feita e capaz de obter uma boa aceitação.