O parágrafo

Othon M. GARCIA (1985, p.203), conceitua o parágrafo do seguinte modo:

“O parágrafo é uma unidade de composição, constituída por um ou mais de um período, m que se desenvolve ou se explana determinada idéia central a que geralmente se agregam outras secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”.

A cada parágrafo do texto deve corresponder uma idéia central a ser desenvolvida.

O texto, portanto, deverá conter, em princípio, tantos parágrafos quantas forem as idéias centrais.

O parágrafo comporta, no seu desenvolvimento, idéias secundárias que deverão estar intimamente relacionadas entre si e com a idéia central.

Em sua estrutura, o parágrafo geralmente apresenta três partes:

a) tópico frasal – consiste, geralmente, na frase inicial que expressa, de maneira geral e sucinta, a idéia central do parágrafo;

b) desenvolvimento – é formado pelas frases que esclarecem essa idéia central, discutindo-a em detalhes;

c) conclusão – está contida em uma frase final que enuncia a parte mais interessante ou o clímax do parágrafo, ou, ainda, que sintetiza seu conteúdo.

Veja o exemplo:

– Tópico frasal – A eletricidade, desde o início da civilização industrial, esteve associada ao progresso.

– Desenvolvimento – O cidadão medianamente informado percebe a conexão entre a atividade econômica de uma comunidade ou país e a disponibilidade de energia.
Já na primeira metade deste século analistas alertavam para a razão, praticamente constante, que existe entre o consumo de energia e o produto interno bruto em cada país.

– Conclusão – Todavia, a eletricidade sempre mereceu um destaque especial, pois está, objetivamente ou não, ligada a uma aspiração de modernidade e de poder.

Dicas
• Evite iniciar seus parágrafos somente com particípio passado.
• Para prender a atenção do leitor, use frases interrogativas.
• O uso de alusão histórica dá sabor agradável a um texto.
• No uso de definições, tome cuidado com o ridículo: “Turismo é uma atividade econômica de exploração do gosto pelo lazer”.
• Muito didática é a apresentação de idéias mediante divisões, isto é, dividir o pensamento em partes.
• O desenvolvimento de um parágrafo com declaração inicial é o mais comum e, portanto, o mais desgastado.
• Seja qual for a forma escolhida para abrir suas idéias em um parágrafo, varie na escolha das palavras:
pronomes, conjunções, preposições, verbos, artigos definidos e indefinidos, substantivos, adjetivos, locuções de modo geral, advérbios. Mas não se prenda a um uso somente, como, por exemplo, começar todas as suas frases com orações reduzidas de particípio e de gerúndio (“Projetado com o objetivo de tornar…”; “Revisado e ampliado, este texto procura esclarecer…”).
• Para idéias novas, parágrafo novo!

(MEDEIROS,1996, p.163.)