Terceira Fase

Esta é a fase de intervenção da empresa, onde o que em princípio gera um conflito transcende à direção da empresa.

  • Solução positiva: Quando a direção da empresa realiza uma investigação exaustiva do conflito e se decide trocar o trabalhador ou o agressor de posto e se articulam mecanismos necessários para que não voltem a produzir o conflito.
  • Solução negativa: Que a direção veja o trabalhador como o problema a combater, reparando em suas características pessoais distorcidas e manipuladas, tornando-se cúmplice do conflito.

Quarta Fase

A quarta fase é chamada a fase de marginalização ou exclusão da vida laboral, e pode desembocar no abandono do trabalho por parte da vítima.

Em casos mais extremos os trabalhadores acuados podem chegar ao suicídio.

O Que Fazer em Caso de Assédio Moral

  • medoNão tenha medo: o medo reforça o poder do agressor;
  • Anote detalhadamente as humilhações que vem sofrendo: data completa, local, departamento, nome e cargo do agressor, testemunhas e todo o conteúdo da conversa;
  • Dê visibilidade ao que você está passando: converse e procure a ajuda e a opinião de colegas – sobretudo das testemunhas.
  • Procure pessoas que já sofreram humilhações vindas do mesmo agressor;
  • Tente estar sempre em companhia de outras pessoas quando tiver que falar com o agressor;
  • Exija do agressor, por escrito, explicações sobre sua conduta: hoje em dia isso é muito mais fácil com a ampla utilização de e-mails. Você poderá usar o documento junto ao Departamento Pessoal ou à Delegacia de Polícia;
  • Relate as ocorrências aos superiores do agressor, diretores e ao Departamento Pessoal. Se sentir-se mais seguro, procure seu sindicato ou um advogado para aconselhamento. Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina (ver Resolução do Conselho Federal de Medicina n.1488/98 sobre saúde do trabalhador) também podem ser acionados;
  • Busque apoio de familiares, amigos e colegas. Solidariedade é fundamental nesses momentos.